Entenda o que pode estar por trás da anemia em homens, mulheres e crianças 

Hematologista da Unimed Vitória afirma que a anemia mais comum é causada pela falta de ferro, um problema que pode afetar principalmente as mulheres.

Hematologista da Unimed Vitória, Douglas Covre Stocco | Foto: Divulgação

Fraqueza, indisposição, sonolência, falta de ar durante a realização de atividades mais intensas, queda de cabelo, unhas quebradiças. Todos esses são sintomas que podem estar relacionados à anemia, uma condição que ocorre quando o corpo produz menos hemácias do que o necessário, principalmente menos hemoglobinas, que são as células vermelhas.  

De acordo com o hematologista da Unimed Vitória, na capital do Espírito Santo, Douglas Covre Stocco, embora existam diferentes tipos de anemia, o mais frequente deles é provocado pela falta de ferro, um componente essencial para a fabricação da hemoglobina. Sem o ferro, as células vermelhas não são fabricadas. O médico pontua que, por causa da menstruação, grande parte das mulheres podem desenvolver o problema e devem ficar atentas aos sintomas e à realização de exames de sangue com regularidade. 

“Até 50% das mulheres em idade reprodutiva têm deficiência de ferro porque elas têm uma perda de ferro na menstruação e às vezes esse ferro sai numa quantidade maior do que a capacidade da mulher de absorver ferro pela alimentação. Mulheres com ciclo mais irregular, que têm perdas maiores de sangue, têm maiores chances de desenvolver a anemia”, explica.  

Sinal de alerta

No entanto, o sinal de atenção vale para todas as pessoas que descobrem a anemia justamente porque ela pode ser uma consequência de outras doenças, sejam elas cardíacas, pulmonares, renais ou intestinais, por exemplo. Douglas faz um alerta específico para os homens.  

“Homens acima de 50 anos com anemia por deficiência de ferro precisam investigar o que está por trás dessa condição, principalmente a possibilidade de ser um câncer de intestino, que apesar de não ser a causa mais comum, é a mais preocupante delas”.  

Anemia em crianças

Nas crianças, a anemia por falta de ferro também é a mais comum, mas não necessariamente por problemas na alimentação, podendo também estarem relacionadas à quantidade de ferro que a mãe teve na gestação ou que é passada na amamentação, ou até à fase de crescimento. Como na infância as necessidades nutricionais são maiores, há casos em que a reposição de ferro é indicada.  

Mas há casos em que a anemia pode ter origem genética. ” Anemias que começam na primeira infância são de causa genética. Então, é importante investigar se é uma anemia falciforme, que é uma anemia mais grave, ou uma talassemia, por exemplo”, diz Douglas.  

Tratamento

Para que haja tratamento adequado, é preciso investigar a causa da anemia através de exames de sangue anuais. Caso haja algum sintoma, a realização do exame deve ser antecipada.  

No caso da anemia por deficiência de ferro, normalmente a reposição é feita por comprimidos ou medicações injetáveis.  Mas, Douglas lembra que a alimentação é uma aliada fundamental. “As pessoas falam muito de feijão, mas existem outros alimentos que possuem mais ferro que ele. A carne vermelha é a campeã, pois além de ter mais ferro, é um ferro mais fácil de ser absorvido. Carnes brancas também possuem uma quantidade razoável de ferro. Já para quem não come carne, as folhas verdes, como taioba e couve, são uma opção”.  

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *