Scaramussa: prioridade é gerar oportunidades

Advogado eleito para primeiro mandato na Ales afirma que vai empenhar esforços para gerar ambientes favoráveis a novos negócios

Scaramussa destaca necessidade de desburocratizar a máquina pública e investir em infraestrutura | Foto: Facebook

Ele foi vendedor em Linhares, região norte do Espírito Santo, sua terra natal, e já trabalhou como ajudante de pintura na Europa. A trajetória profissional tomou novos rumos quando o pai decidiu vender a casa da família para pagar seus estudos. Foi assim que Lucas Scaramussa (Podemos) se formou em direito no Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc). Advogado e professor universitário por quase 20 anos, o deputado eleito com 26.720 votos para seu primeiro mandato eletivo enxerga na criação de oportunidades uma de suas principais bandeiras. 

“Toda minha história de vida é como prestador de serviço, eu digo que é o meu talento. Eu admiro quem empreende, quem produz, quem gera oportunidade, mas eu vivo de oportunidade, eu sou um prestador de serviço. E eu acho que a Ales também é um ambiente para pessoas que são prestadoras de serviço entrarem e entregarem o melhor de si”, afirma.

Aos 43 anos, Scaramussa traz na bagagem a experiência de ter sido secretário municipal de Meio Ambiente no município de Linhares em duas oportunidades (2009-2012 e 2017-2018). Em 2018 foi candidato ao cargo de deputado estadual e ficou entre os 30 mais votados, não sendo eleito por ter ficado fora do coeficiente partidário. Em 2020 disputou a prefeitura de Linhares e ficou em segundo lugar no pleito, com 29% dos votos.

“Estou na Assembleia hoje porque sou fruto da vontade de pessoas que realmente viram minha história de vida, que representava elas. Não foi por apoio político, por apoio partidário, foi por representar outros prestadores de serviço, o setor produtivo, que acredita que podemos estar aqui e entregar o nosso melhor”, opina.

Bandeiras

Para o professor, o investimento em infraestrutura caminha lado a lado com a criação de oportunidades. “Eu conheço a realidade das cidades do Espírito Santo e vejo que, principalmente agora depois das chuvas, elas precisam de um grande pacote de infraestrutura. Eu acho que quando a gente entrega infraestrutura para as cidades, para o estado do Espírito Santo, a gente gera ambientes favoráveis para novos negócios”, explica. 

“A principal bandeira nossa é trazer instrumentos para que a máquina pública seja mais eficiente, seja menos burocrática, para que a gente crie ambiente de novos negócios. Onde tem novos negócios tem geração de oportunidade e onde tem oportunidade as pessoas podem mostrar seu talento”, complementa.

“Claro que para que isso aconteça, a gente precisa de uma educação de qualidade e que o servidor público, de forma geral, seja reconhecido pelo que faz e possa entregar o melhor de si. O setor produtivo sabe ser competitivo, sabe estar preparado e qualificado. E eu falo que o ambiente público precisa também”, conclui.

Em resumo, o deputado eleito pretende dar apoio ao governo para fazer o estado crescer e expandir as possibilidades de negócio. “Então a nossa principal bandeira: educação, protagonismo, junto, cobrando, apoiando o governo, para trazer o Estado com infraestrutura, com tecnologia, com ciência, para que o setor produtivo gere oportunidade”, ressalta.

Proposições

A desburocratização da legislação ambiental, com proposições equilibradas e responsabilidade ambiental, é outra pauta sobre a qual o advogado pretende legislar. “Sempre trabalhei muito com legislação ambiental, acredito que ela pode evoluir muito, facilitando muito a vida de quem empreende, de quem produz, com responsabilidade. A gente tem vários projetos de diálogo na área ambiental, favorecendo a agricultura, a agricultura familiar e o comércio em si”, pontua.

“Em Linhares, por exemplo, minha cidade, o comércio representa mais de 50% do que a cidade produz e às vezes isso não é visto. O empreendedor individual, o pequeno empreendedor não tem linhas de ofertas de crédito. A gente tem várias linhas de oferta para a grande indústria, mas a gente não tem para o pequeno. Então a gente tem vários projetos nesse sentido também, trazendo linhas fáceis de acesso pro empreendedor individual”, acrescenta.

Comissões

Ao ser questionado sobre suas intenções a respeito de atuar em comissões da Casa, o deputado eleito não titubeia. “Tenho total afinidade com a Comissão de Constituição e Justiça, acho que tenho uma capacidade de contribuição enorme e que pode ser avaliada pelos colegas. Sei que é algo muito requisitado, que as pessoas desejam isso, então vou fazer isso com muita tranquilidade”, pondera. 

A Comissão de Agricultura também interessa ao estreante na Ales. “É uma bandeira que eu sempre defendi. O agro, seja da agricultura familiar ou do agronegócio mais forte, são pessoas que sempre me deram oportunidades, onde eu sempre trabalhei, sempre entreguei o melhor de mim, como advogado, onde lecionei na minha vida acadêmica. Então acho que a gente tem total capacidade de contribuição na Comissão de Agricultura”, afirma.

Relação com o governo

Scaramussa prevê uma relação tranquila com o governador Renato Casagrande (PSB) nos próximos quatro anos. O advogado prega o diálogo e se dispõe a ajudar o Executivo nas pautas que considerar favoráveis ao desenvolvimento do Espírito Santo, mas sem abrir mão de sua independência. 

“Tudo que o governo precisar para que esse Estado seja protagonista na geração de oportunidade, no desenvolvimento, pode contar comigo, em todas as pautas. E aquelas que a gente defende com convicção, de coração, com independência pessoal, filosófica e ideológica, essas a gente vai defender, com respeito, com educação. Eu acho que é assim que a gente também consegue educar e levar ao convencimento”, finaliza.  

Por João Caetano Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *