Estudo mostra que alimentação saudável e esportes geram experiências de consumo mais amplas

Os autores propõem o conceito de ritmos globais de práticas de consumo para se referir à integração de hábitos de consumo

Além do benefício pessoal, essas práticas estão relacionadas com o envolvimento social | Foto: Divulgação

A experiência em atividades físicas como corrida e natação são práticas de consumo que, em conjunto com outras ações, ordenam a vida cotidiana. No caso de quem faz esportes, a rotina é delimitada por diferentes hábitos, como a realização de exercícios complementares para manter o desempenho e a alimentação saudável, por exemplo. Portanto, esse estilo de vida recorrente e associado ao objetivo principal gera uma experiência temporal mais ampla, ou seja, seus efeitos e benefícios são duradouros.

A constatação é de artigo dos pesquisadores da FGV EAESP Benjamin Rosenthal e Eliane Pereira Zamith Brito publicado na revista “Marketing Theory”. Os pesquisadores realizaram 25 entrevistas com 15 corredores e dez nadadores que vivem em São Paulo e praticam essas atividades há mais de dois anos. Um dos autores também utilizou a observação participante em seu ambiente de prática de atividade física para interpretar os dados das entrevistas.

Os autores propõem o conceito de ritmos globais de práticas de consumo para se referir à integração de hábitos de consumo. Assim, o desalinhamento das práticas está associado a uma “arritmia”, constatada no relato de nadadores ou corredores que sentem irritação, ansiedade ou cansaço após períodos sem realizar atividades físicas.

Além do benefício pessoal, essas práticas estão relacionadas com o envolvimento social. No caso dos esportes estudados, o pertencimento a uma comunidade de atletas impacta diretamente na experiência dos praticantes, que relatam identificação com pessoas jovens, saudáveis e alegres. Os pesquisadores apontam que os ritmos globais podem contribuir para a literatura sobre a formação de valor das experiências recorrentes de consumo, e podem ser úteis para entender práticas que ocorrem no cotidiano dos espaços urbanos.

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *