Verão: Monte seu roteiro explorando as belezas naturais de Linhares

Lagoa Juparanã | Foto: Felipe Reis

Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação são balneários bem conhecidos dos linharenses e veranistas, mas, Linhares, região norte do Espírito Santo, tem opções de lazer diversificadas que vão desde lagoas belíssimas, banho de cachoeira, passando pelo agroturismo e trilhas pela Mata Atlântica. Quem busca por dias de descanso longe do barulho da cidade, ou não vai viajar neste resto de férias escolares, ou, ainda, deseja explorar as belezas naturais pertinho de casa, essas são uma boa pedida.

Os espaços de lazer funcionam durante todo o ano, e no Verão, devido às férias, e no Carnaval, a procura é maior. Destacamos opções que você encontra no Município, e agora é só montar seu roteiro e se divertir. Atenção: muitas das opções precisam de agendamento!

Riozinho

Riozinho | Foto: Felipe Reis

Nesse Verão, o riozinho do Pontal do Ipiranga é umas das principais atrações do balneário. É um dos points mais frequentados devido suas águas tranquilas que atraem muitos banhistas, principalmente famílias com crianças. No local, tem uma cabana para venda de alimentos e bebidas. Fica ao lado norte da praia e pode ser acessado pela avenida do Sol. Conhecido por riozinho, seu nome mesmo é Pontal de Nice.

Cachoeira De Angeli

Cachoeira De Angeli | Foto: Felipe Reis

As altas temperaturas continuam dominando o Verão. Então, para se refrescar, que tal conhecer a Cachoeira de Angeli, em Linhares? Para chegar a esse espetáculo da natureza, saindo do centro da cidade é preciso percorrer 67 km até chegar a São Rafael, seguir seis quilômetros em estrada de chão, subindo a serra.

Fica à esquerda, ao lado da estrada. O local é próprio para banho, em meio a Mata Atlântica, com uma queda d’água cercada de bromélias e orquídeas. O visitante também tem a opção de se refrescar nas bicas de água ou ainda tomar banho de piscina. Para usufruir da piscina adulto paga R$ 8 e crianças com até oito anos R$ 5. Aberto de terça a domingo, o local dispõe de serviço completo de bar. É proibido levar bebida.

Projeto Tamar

Projeto Tamar | Foto: Felipe Reis

A soltura de tartarugas nos balneários de Linhares encanta as famílias. Mas é na estação do Projeto Tamar que acontece todo o processo de conservação das tartarugas marinhas. O local, aberto ao público, conta com ossada de baleia Jubarte, exposições, auditório-biblioteca e aquários com peixes da região.

Todas as tardes de terça a sexta, de 15h às 17h, tem a Colônia de Férias, com oficinas e brincadeiras em educação ambiental, para crianças da vila e visitantes. O Projeto Tamar fica na Vila de Regência e funciona de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é o (27) 3274-1905.

Reserva Natural Vale 

Reserva Natural da Vale – Hotel | Foto: Vagno Fernandes

A Reserva Natural Vale é um ótimo espaço para a prática do turismo ecológico em família ou com amigos. Situada no Circuito do Verde e das Águas, umas das principais rotas turísticas do Espírito Santo, conta com belas trilhas para caminhada, ponte pênsil, sala de oficina, brinquedoteca, piscina, playground para as crianças e uma área para piquenique e prática de atividades esportivas.

Localizada na Rodovia BR 101, KM 122, Linhares, funciona todos os dias, das 8h30 às 16h. O contato para visitação é (27) 3371-9702.

Floresta Nacional de Goytacazes

Floresta Nacional de Goytacazes | Foto: Felipe Reis

A Floresta Nacional de Goytacazes é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil: são 1,3 mil hectares de verde e animais silvestres. O local possui dois tipos de trilhas: na mini-trilha, o circuito dura em média 10 minutos, é possível apreciar várias espécies de árvores nativas. A trilha dentro da mata tem um percurso de 3 km e é acompanhada de profissionais treinados que realizam um trabalho de educação ambiental.

Os grupos devem ter entre 11 e 30 pessoas. Protegida pela legislação federal, a floresta é aberta à visitação todos os dias, das 8h às 16h. Está localizada no km 153 da BR-101, em Linhares. Não é necessário agendamento para visitação.

Lagoa Nova – Cabana Serafim

Cabana Serafim | Foto: Felipe Reis

O acesso se dá pela Rodovia ES-248, que liga Linhares a Colatina, localizada a 10km da sede do município. Funciona todos os dias, das 7h às 18h. Há cobrança para acesso. Local arborizado, conta com restaurante e equipe para atendimento.

Lagoa Juparanã

Lagoa Juparanã | Foto: Felipe Reis

Segunda maior lagoa do país e a maior do município, a Juparanã tem um pôr do sol de encher os olhos. De fácil acesso, a Lagoa Juparanã está localizada à beira da BR-101 norte. O acesso é todo feito de carro em via pavimentada.

LINHARES RURAL- CIRCUITO DO COCO E DAS ÁGUAS

Nívea Lazer Rural

Nívea Lazer Rural | Foto: Divulgação

Praia de água doce para banho, contato direto com a natureza, dois campos de futebol (grama e areia), quadra de areia para vôlei, playground, restaurante self-service, comida caseira, bar e pousada. Isso é o que os visitantes e turistas encontram no Nívea Lazer Rural. Com tantos atrativos e cercado de verde por todos os lados, o local é ideal para quem busca sossego e momentos para simplesmente relaxar.


Distante 17 quilômetros da BR 101, sendo o acesso na altura do Km 137, sentido Linhares a São Mateus, o Nívea está aberto aos sábados, domingos e feriados, no período das 8h às 18h. O almoço é servido entre às 12h e 14h.

Cantinho da Roça

Cantinho da Roça | Foto: Divulgação

Há 7 km da BR 101, sentido Farias, está o Cantinho da Roça. Chegar ao local, como o próprio nome sugere, é como estar em um “cantinho” todo especial. Tudo por lá foi feito pensando no bem-estar de quem chega, especialmente o almoço, preparado no fogão à lenha, que serve aos domingos, a tradicional galinha com polenta tão apreciada na região com forte colonização italiana.

Entre os atrativos estão as visitas às culturas do coco, pimenta-do-reino e goiaba de mesa. Esta última o visitante tem a opção de degustar ali mesmo no sistema colha e pague. Conta com piscinas (adulto e infantil), mini pousada, campo de futebol society, quadra de areia para vôlei também são opções de lazer do Cantinho da Roça. O local funciona no sábado das 13h às 18h e domingos, a partir das 8h30, com almoço. Os telefones para contato são (27) 99984-3385 e 99880-3650.

CIRCUITO DO CACAU E DO VERDE

Sítio Santa Clara

Sítio Santa Clara | Foto: Divulgação

Ideal para grupo de crianças, de no mínimo 15, o Sítio Santa Clara abre as portas para oferecer passeio de trator e a cavalo, carroça, playground, campo de futebol society, quadra para vôlei, pomar, com opção de colher e comer as frutas da estação, degustação de suco natural, cocadas de cacau e mel de cacau.

O sítio fica na estrada de Povoação (na estrada para Cananéia), distante 26km de Linhares. Para visitar é preciso fazer agendamento prévio no telefone (27) 99984-3257. O local funciona das 8h às 17h, sendo o valor a combinar.

Fazenda São Luiz

Fazenda São Luiz | Foto: Divulgação

O local fornece visita técnica para conhecimento do processo produtivo do cacau em todas suas fases, com apresentação do viveiro de produção de mudas. É um ambiente rural típico, com passeio ecológico na Mata Atlântica e lavoura do cacau. Passeios precisam de agendamento prévio, com no mínimo 15 pessoas, das 8 às 16 horas.


Para chegar lá, é preciso seguir na estrada de Povoação, mas, a cada três quilômetros tem placas indicativas “Viveiro Cacau Aliança”, sinalizada até a fazenda. O visitante degusta também cinco sabores de chocolate, feito com cacau da própria fazenda. Para agendar visita é só ligar para (27) 99984-3232 e 99984-3257, sendo o valor a combinar.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *