Médico ortopedista do Hospital LMC dá dicas sobre qual o melhor sapato para pular o carnaval

Médico ortopedista do Hospital LMC, Dr. Elton Cavalcante | Foto: Divulgação/LMC

Faltam poucos dias para começar o carnaval e muitos foliões já estão se preparando para aproveitar os dias de folia. Além das roupas e fantasias (leves e confortáveis), que devem ser adequadas para a festa, aqueles que pretendem curtir o período também devem estar atentos aos calçados que irão usar.

De acordo com o médico ortopedista do Hospital LMC, Dr. Elton Cavalcante, o calçado ideal para pular o carnaval é o tênis, podendo ser ele de caminhada ou corrida. Isto porque estes tênis apresentam um bom sistema de amortecimento e diminuem o impacto nas articulações que sustentam a carga nos membros inferiores (tornozelos, joelhos e quadris); apresentam uma região posterior no calcâneo mais firme, o que minimiza danos à pisada; não são dobráveis ao meio (maleável), mas somente na ponta, afim de permitir um bom movimento do antepé e promover melhor distribuição da carga. São cuidados com o calçado afim de diminuir o risco de lesões.

“Ao final do dia, após caminhar, pular e dançar, os foliões acabam fazendo quase uma maratona. Então, eles precisam de um calçado que dê conforto e segurança aos pés, para diminuir a chance de lesões”, disse.

Rasteirinhas

Muitas mulheres optam por usar rasteirinhas para pular o carnaval. Mas o médico ortopedista afirma que esse tipo de calçado não é o adequado e que o uso dele em excesso pode causar ou piorar problemas já existentes como fasciite plantar, metatarsalgia e até mesmo as fraturas por estresse.

“Elas são muito baixas, não têm amortecimento e são duras. Este formato faz com que tenha uma sobrecarga maior nos pés, principalmente sobre o tendão de Aquiles e a fáscia plantar. É muito comum, depois do Carnaval, a pessoa procurar um ortopedista, com dor no pé, por conta do uso de rasteirinha”, afirmou.

Para as mulheres que não deixam a vaidade de lado e não querem usar tênis, Dr. Elton Cavalcante diz que uma opção é utilizar sandálias com salto tipo plataforma e que tenha entre três e cinco centímetros. “Mas o tênis é sempre o ideal”, disse.

Descanso e gelo

Para ajudar a diminuir o risco de lesões, o médico afirma que o descanso é fundamental. Ao chegar em casa o ideal é fazer uma compressa com gelo nos pés, alongar a musculatura da panturrilha e ter uma boa noite de sono.

“É importante fazer isso para condicionar a musculatura das pernas e dos pés e evitar dores e tendinites”, disse. E, caso sinta alguma dor ou perceba edemas nos pés, a orientação é procurar um especialista.

Da Redação | Com informações da Ascom/LCM


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *