Blocos Filhos da Feira e Tambores e Cores agitaram a primeira noite no circuito Batatinha

Carolina de Jesus e Orixá Oxóssi foram homenageados no circuito do Centro Histórico

Com temática ancorada nas matas em homenagem ao orixá Oxóssi, o Bloco Filhos da Feira de São Joaquim tomaram conta do circuito Batatinha, nesta quinta-feira (16), a primeira noite do Carnaval 2023. Com apoio do Programa Ouro Negro, o bloco que leva o nome da maior feira livre da Bahia, desfilou com a Ala do Mensageiro à frente, Ala dos Orixás, Alas das Baianas, bateria do tipo escola de samba, além dos integrantes do bloco com figurino nordestino.

Para Avani de Almeida, representante do bloco, a luta para colocar o bloco na rua é grande, mas a satisfação faz valer a pena, e segundo ela, nesse ano o bloco chega na avenida homegeando Oxóssi. “Nós somos uma escola de samba e fazemos um trabalho de imagem voltado para a Feira de São Joaquim, onde temos um trabalho cultural. Ainda não acredito que conseguimos ser aprovados no apoio do Ouro Negro. O que trouxemos nesse Carnaval de 2023, uma homenagem para Oxossi, que é o rei da selva. O nosso enredo é de sincretismo religioso”, explica Avani de Almeida, representante do bloco.

Pelourinho

Já o Bloco Afro Tambores e Cores que tem um importante trabalho junto a comunidade do Pelourinho com ações de oficinas de percussão e dança afro chegou para seu desfile no Circuito Batatinha com a alegria de suas cores e batida contagiante dos seus tambores. A saída do bloco foi na Rua Alaíde do Feijão (antiga Rua das Laranjeiras) em direção à Rua Chile.

O tema do bloco Carnaval deste ano é a saudosa Carolina de Jesus, escritora, compositora e poetisa brasileira. Considerada uma das escritoras renomadas do país, a sua obra “Quarto de desejo: diário de uma favela” foi a inspiração para o bloco.

Carnaval da Cultura

É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval do Pelô, que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover nos palcos grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Hip-hop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis. E é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, Carnaval 2023 – “Um Carnaval em Cada Esquina”.

Da Redação | Com informações da Ascom/Secult/BA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *