Mulheres conquistam espaço e liderança na indústria

Na Semana do Dia da Mulher, conheça as histórias de colaboradoras que estão desenvolvendo suas carreiras na Suzano

A gerente Industrial Tissue, Rithely Falqueto Groberio, e a Operadora de Conversão, Rosilaine Veronez, atuam na unidade de conversão de papel que a Suzano mantém em Cachoeiro de Itapemirim (Sul do ES) | Fotos: P6 Comunicação

Com um ambiente mais inclusivo e acolhedor, a Suzano busca promover a diversidade. Na semana do Dia Internacional da Mulher (8 de março), apresentamos as histórias de algumas colaboradoras da empresa que encaram a rotina profissional com foco e liderança. 

O aumento da participação das mulheres na Suzano é um dos grandes valores da organização. Até 2025, a companhia pretende que ao menos 30% dos postos de gerência ou cargos superiores sejam ocupados por mulheres.

A unidade de conversão de papel que a Suzano mantém em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, faz parte do segmento Bens de Consumo da empresa e já nasceu engajada nesse propósito. A presença feminina se destaca nos diferentes cargos e funções da fábrica que foi inaugurada em março de 2021. Hoje, as mulheres representam quase 25% do efetivo próprio da unidade, que converte o papel tissue em papéis higiênicos de folhas duplas e tripla das marcas Mimmo® e Max Pure®.

A gerente Industrial Tissue, Rithely Falqueto Groberio, é uma dessas mulheres. Com o cargo de liderança de maior responsabilidade na unidade, ela conta um pouco da sua trajetória, degrau a degrau. “Ingressei na empresa pelo programa de estágio e sempre busquei a vivência industrial e de manutenção. Fiz dois processos internos até conseguir ir para a manutenção, que era meu sonho. Sempre gostei de máquinas e processos”, disse.

Engenheira Mecânica e mãe do Benicio (1 ano), ela conta como foi vivenciar a maternidade frente aos desafios da carreira. “Meu filho nasceu prematuro extremo, mas tive um grande suporte da empresa e dos colegas, e sou muito grata por isso. Achei que não poderia conciliar carreira e maternidade, mas a Suzano me mostrou que é possível. Seis meses depois de voltar da minha licença maternidade, recebi a oportunidade de ser gerente”, complementa a primeira gerente industrial da Suzano no Brasil.

Ao se instalar no município do sul capixaba, a Suzano firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para qualificar trabalhadores e trabalhadoras, desenvolvendo as habilidades demandadas pelo negócio. A empresa também mantém programas de estágio, trainee e outras ações na região.

Histórias inspiradoras: a operadora de Conversão, Rosilaine Veronez; a gerente Industrial Tissue, Rithely Falqueto Groberio; a engenheira Industrial Madeireira e Analista de Operações Logísticas, Dâmaris Nogueira. Todas atuam na unidade da Suzano em Cachoeiro de Itapemirim (Sul do ES)

Foi por essa janela que Rosilaine Veronez ingressou na empresa. Atualmente Operadora de Conversão, ela trabalhava na área odontológica. O curso de Engenharia de Produção do Senai a levou ao estágio na Suzano. Quando se formou, ela foi efetivada e começou a trabalhar com a partida da unidade. 

“Fui mãe jovem e foi meu filho Brayan que me impulsionou. Não era fácil trabalhar de dia e ir estudar de noite, muitas vezes eu não via meu filho antes de ele dormir. Mas valeu a pena, hoje me formei em engenharia, continuo estudando e essa semana tive uma conquista, comprei meu carro. Com força de vontade, somos capazes do que quisermos”, relata.

A trajetória de Dâmaris Nogueira também foi transformada pelo trabalho e, agora, pela maternidade. Atualmente em licença maternidade, a Engenheira Industrial Madeireira e Analista de Operações Logísticas da Suzano – e mãe de Dominique, de um mês – lembra que não havia presença feminina quando começou a atuar na área, realidade que já mudou.

“Minha área atual na Suzano é o lugar o lugar onde trabalhei com o maior número de mulheres, todas as analistas do time são mulheres”, conta Dâmaris. “Temos um ambiente acolhedor. Posso dizer que estou totalmente satisfeita pelo desenvolvimento profissional e com o acolhimento que tive depois da gravidez. Não esperava conseguir ser mãe e manter meu posto de trabalho com a tranquilidade que estou vivenciando na Suzano”, complementa.   

Um ambiente acolhedor

Trabalhar a diversidade é estratégia de negócio e impulsiona a inovação e produtividade, além de melhorar o clima organizacional. “Atuamos na efetivação de um ambiente de trabalho que promova o potencial das mulheres. A diversidade e inclusão são peças-chave para captação e gestão de talentos, tornando os processos e tomadas de decisão mais ricos e colaborativos”, salienta o Gerente de Recursos Humanos das Unidades de Bens de Consumo, André Victor Arribamar Amaral.

Para tanto, a empresa realiza ações internas e de seleção com foco na retenção de talentos femininos. Programas de porta de entrada já têm 55% de mulheres selecionadas para estágios, e 52% de mulheres no programa de trainee. Por meio do Programa Cultivar, 70 mulheres estão formadas para trabalhar nas operações florestais da empresa. Dessas, 41 foram contratadas. Também em favor da diversidade e inclusão, a Suzano conta com o Grupo Plural, um movimento voluntário e orgânico criado na empresa com o objetivo de proporcionar oportunidades iguais para todos.

As interessadas (e interessados) em fazer parte do time Suzano podem acompanhar as vagas nas páginas da empresa em redes sociais como @talentosuzano (perfil no Instagram dedicado ao compartilhamento das oportunidades de carreira e do dia a dia dos colaboradores) e também no site Suzano – Trabalhe conosco.

Por Flávio Borgneth | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *