Festival do Peixe de Taquari movimenta município Itiúba, na Bahia

Evento alavanca vendas de piscicultoras e piscicultores

Foto: Divulgação/CAR

A prainha de Taquari, localizada às margens da Barragem de Jacurici, no município de Itiúba, no semiárido da Bahia, foi palco da realização do 1º Festival do Peixe de Taquari. O evento, realizado no último sábado (18) e domingo (19), pela Associação de Piscicultores de Taquari (Acomut), envolveu centenas de participantes entre criadores de peixes, artesãos, estudantes, autoridades políticas, lideranças  comunitárias e  a sociedade em geral.  

O Festival contou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Pró-Semiárido, e da Associação Regional dos Grupos Solidários e de Geração de Renda (Aresol). 

“Este evento é um sonho da comunidade e hoje estamos felizes por estar realizando este grande sonho”, destacou a presidente da Acomut e integrante do Grupo de Mulheres Piscicultoras de Taquari, Aurinha Ribeiro. Já Eunice Amaral, que também é da Associação e do Grupo, comemora as boas vendas que chegaram a R$ 7 mil. “O Festival foi um marco histórico. Conseguimos divulgar e vender nosso produto. Até então, a gente não tinha esse pensamento que ia vender nosso peixe sem espinha, mas está bem aceito, nossas vendas foram excelentes e, de agora em diante, nossas vendas vão crescer”.  

O grupo comercializou tilápia com e sem espinha; bolinhos, caldinho e linguiça de tilápia; piaba e pastel de camarão de água doce. Os produtos estavam disponíveis para comer no local ou levar resfriado para casa. Além do stand das piscicultoras, o Festival contou com a exposição e venda de produtos da agricultura familiar e de artesanatos locais, com destaque para o grupo de Jovens do Alto São Gonçalo, que comercializaram galinha de capoeira que leva a marca Caipira do Sertão, e as louceiras de Salgado, do município de Andorinha. 

Nelson Santana, coordenador do Pró-Semiárido nos Territórios de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru e Sisal, explicou como surgiu a iniciativa da realização do Festival. “O Pró-Semiárido apoiou a ampliação do sistema, implantação e reforma da estrutura e no fortalecimento e organização da associação e era um anseio da comunidade divulgar o seu trabalho. Daí foi realizado o 1º Festival do Peixe, que teve um resultado muito bom para a divulgação e marketing do produto deles. Tudo isso foi um resultado importante para dar continuidade ao Projeto de piscicultura de tanques rede de Taquari e vai ficar no calendário das festividades da agricultura familiar no estado”. 

Os dois dias de evento foram compostos por uma programação diversificada que contou com palestras sobre piscicultura em tanques rede; legislação e controle de açudes públicos; crédito rural para piscicultores, preservação, legislação para piscicultura e outros assuntos de interesse dos criadores de peixes. Além disso, teve Cozinha Show, com o Chef André Brito, que mostrou como fazer caldinho de tilápia, pururuca de pele de peixe, e filé de tilápia com crosta de castanha e licuri. 

O coordenador do Programa Estadual Bahia sem Fome, Tiago Pereira, presente ao evento destacou a relevância da atividade pesqueira para a economia e segurança alimentar das pessoas. “A piscicultura pode gerar trabalho e renda, mas para isso, os piscicultores e as piscicultoras precisam ter condições. O Pró-Semiárido está aqui, está terminando, mas a gente precisa desenhar um outro Projeto pra que dê continuidade às ações do Pró-Semiárido. Este é o nosso papel enquanto Estado”. 

O Pró-Semiárido é um Projeto do Governo da Bahia executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 

Da Redação | Com informações da Ascom/CAR


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *