Na Eslováquia, Marcelo Santos destaca potenciais do ES

Em missão oficial no país europeu, presidente da Ales avalia oportunidades para parcerias comerciais entre Espírito Santo e Eslováquia

Deputado Marcelo Santos com o embaixador brasileiro, Eduado Gradilone Neto | Foto: Guto Netto

Em visita a Bratislava, capital da Eslováquia, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), dialogou sobre as potencialidades a serem exploradas em possíveis parcerias comerciais entre o Espírito Santo e o país do leste europeu.

Marcelo Santos esteve reunido com o embaixador brasileiro no país, Eduardo Ricardo Gradilone Neto, e o embaixador eslovaco, Roman Hošták. O parlamentar também esteve com o diretor de desenvolvimento da Associação de Apoio ao Investimento (ISA), Tibor Bucek, que também faz parte da Ordem Soberana de Malta. Na ocasião, o parlamentar pode saber mais sobre a comunidade brasileira na região e oportunidades de negócios.

Durante a conversa, o deputado apresentou o Espírito Santo e o excelente ambiente de negócios da região, demonstrando que o estado está apto a receber novos investimentos em diferentes áreas, como no setor imobiliário ou industrial.

“A Eslováquia tem um grande potencial a ser explorado no comércio exterior brasileiro. O nosso Estado tem potencial logístico com infraestrutura portuária e ferroviária e boa política fiscal o que gera uma ótima oportunidade de negócios”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos.

Nióbio

A indústria automobilística – considerada importante setor da economia eslovaca – e sua demanda por nióbio, cujo maior produtor mundial é o Brasil, é vista como oportunidade de negócios para o Espírito Santo. Isso porque o estado é referência na exportação de minerais. Atualmente, o nióbio produzido em Minas Gerais pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) é exportado para mais de 50 países, em maior potencial para atender empresas siderúrgicas.

O metal é vendido na forma da liga ferronióbio (com cerca de dois terços de teor de nióbio e um terço de ferro) e empregado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, navios, aparelhos de ressonância magnética, aceleradores de partículas, lentes e até piercings e bijuterias.

Presença brasileira

A presença de empresas brasileiras na Eslováquia, como a CRW (plásticos), a Embraco (compressores), Microjuntas (juntas) e Rudolph Usinados (produtos metálicos) demonstra a existência de ambiente promissor para que empreendimentos capixabas possam aproveitar as oportunidades de uma nação que tem população de 5,4 milhões de habitantes, um pouco maior que a do Espírito Santo.

A comunidade brasileira na região, com cerca de 500 brasileiros registrados vivendo no país, é outro indicador de um potencial mercado que pode ser explorado em uma parceria comercial bilateral entre os dois países. 

Por Redação web Ales | Com informações da assessoria de imprensa


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *