Cooperativa capixaba conhece os cafés especiais produzidos em Linhares

Fotos: Felipe Reis.

O programa de qualidade do café do município de Linhares é uma referência em todo o Espírito Santo. E os produtores dos cafés especiais da cidade estão de olho na conquista de novos mercados de compradores e consumidores dos grãos produzidos no distrito de São Rafael e região.

E alinhado ao Programa Linhares Coffee da secretaria municipal de Agricultura eles receberam a visita de técnicos da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi )- a maior empresa do agro em atuação no Espírito Santo, que agora é Nater Coop.

O encontro aconteceu na Unidade de Referência em Qualidade de Cafés, que fica instalada no Centro de Pesquisa e Inovação Norte (CPDI Norte), na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Linhares.

Os técnicos da cooperativa visitaram o espaço, observaram os tipos de grãos utilizados, além de toda a tecnologia empregada para realizar a torra, suas classificações e as opções de comercialização com uma linha de produtos selecionados, além da degustação da bebida.

Os produtores de cafés especiais de Linhares têm conquistado mercados exigentes, valorizando seu produto e agregando valor à sua produção.

É o caso do cafeicultor André Duda e sua esposa Andreia Duda, que investiram nesse nicho promissor e ganharam notoriedade com o café especial Duda Coffee, vencedor da última edição do concurso de qualidade, que atesta a excelência da bebida.

Eles investiram em inovação, adotaram práticas agrícolas e ambientais e encontraram no suporte da secretaria municipal de Agricultura uma parceria para produzir grãos que viraram referência no mercado local.

“O café é um negócio desafiador que não permite erros. São muitas decisões a serem tomadas e temos acertado ao investir em práticas inovadoras e sustentáveis. É preciso se capacitar, estudar. Procurar fazer o melhor, sem esquecer a humildade”, recomenda os produtores àqueles que desejam se desenvolver na atividade.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, ressaltou que essa foi uma visita estratégica que reuniu especialistas em café Conilon e profissionais de instituições ligadas ao setor, para conhecer mais sobre o programa e, principalmente, o trabalho que os produtores estão fazendo em relação à qualidade dos cafés.

“É importante essa interação com o público altamente formador de opinião do setor, para que ele possa propagar Estado e Brasil afora sobre a qualidade do nosso café, as práticas sustentáveis adotadas e a verticalização da produção, reconhecendo esse trabalho com os cafés especiais, fruto da dedicação dos produtores que abraçaram o nosso programa”, disse o secretário.

Por Enzo Teixeira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *