Tuberculose continua sendo problema de saúde pública

Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/03) reforça conscientização contra essa doença que, a cada ano, atinge milhões de pessoas no mundo

Foto: Reprodução

Passaram-se 141 anos desde que o descobrimento do bacilo causador da tuberculose pelo médico Robert Koch, em 24 de março de 1882, e a doença ainda atinge milhões de pessoas no mundo inteiro. Cem anos depois a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a data para provover campanhas de conscientização contra esse mal. Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um problema de saúde pública. 

A cada dia, mais de 4 mil pessoas perdem a vida para a tuberculose e mais de 28 mil são contaminadas pela tubertculose, uma doença que é curável e pode ser prevenida. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram ainda que os esforços para combater a doença já salvaram cerca de 66 milhões de vidas desde o ano 2000.  

“A tuberculose acomete principalmente os pulmões, que é a forma clássica que a maioria das pessoas conhece, mas pode acometer qualquer órgão do corpo onde a bactéria se instale. A transmissão ocorre por meio de partículas chamadas aerossóis, isso significa que as bactérias são expelidas com a respiração da pessoa doente e sem tratamento”, alerta a infectologista Ana Carolina D’Ettorres.

A especialista alerta que é importante saber reconhecer os principais sintomas da doença para buscar logo atendimento médico: tosse seca (principalmente há mais de 30 dias), febre diária, sudorese noturna e perda de peso. “Algumas pessoas estão mais vulneráveis a adoecer por tuberculose como pacientes em tratamento oncológico, imunodeprimidos, portadores de HIV e pessoas que apresentem desnutrição”. 

Ana Carolina ressalta que a presença de pacientes com tuberculose é algo constante no consultório. A doença é, no entanto, evitável e curável, e cerca de 85% das pessoas que desenvolvem tuberculose podem ser tratadas com cerca de seis meses de medicamentos. “Até a covid-19, a tuberculose era a principal causa de obito por doença infecciosa do mundo, e uma das principais causas de morte no mundo”. 

A vacina BCG, que é obrigatória para menores de um ano, protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A prevenção também pode ser feita por meio do diagnóstico precoce e rápido início do tratamento. “Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença”. 

Por Marcela Andrade


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *