Linhares registra mais de 2,6 mil casos confirmados de dengue

São 4.638 notificações e 3 óbitos em decorrência da doença; bairro Interlagos é o campeão de casos confirmados 

Foto: PML/ES

Linhares, região norte do Espírito Santo, atingiu neste início de semana o número de 4.638 notificações de pacientes com suspeita de dengue, sendo que deste total, 2.648 tiveram o diagnóstico confirmado para a doença. O cenário é de alerta máximo uma vez que o estado do Espírito Santo passa por uma epidemia de dengue.

O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (27) pela secretaria municipal de Saúde também confirma 3 (três) mortes confirmadas por dengue em Linhares, e outros 3 (três) óbitos em investigação.

A secretaria municipal de Saúde segue com várias frentes de combate contra a doença, promovendo ações preventivas por meio do Setor de Doenças Transmitidas por Vetores, como a capacitação de profissionais para o diagnóstico e manejo clínico da doença.

Paralelo a isso, a Prefeitura de Linhares adquiriu 28 mil testes para detectar de forma rápida a dengue, zika e chikungunya que estão disponíveis em todas as 35 unidades de saúde dos bairros e do interior.

Também foram implantadas salas de hidratação em todas as unidades de saúde do Município, além do Hospital Geral de Linhares (HGL) e Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas, a UPA do bairro Shell.

Outra ação que foi intensificada em Linhares, foi a fiscalização de lotes sujos. Os proprietários estão sendo notificados e multados. O valor da penalidade para o morador que desrespeitar a legislação pode variar entre R$ 318,00 a R $1.590,00.

“Para a população, nossa orientação é para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti que se formam em locais e recipientes que acumulam lixo e água parada. Precisamos acabar com os focos que, na maioria das vezes, estão nos quintais e terrenos baldios. Só assim vamos reduzir o registro de casos e óbitos por dengue”, explica a a secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza.

Do total de casos confirmados de dengue, o bairro Interlagos é o que possui o maior número de pacientes positivados para a doença: são 529 no total, seguido do Santa Cruz (290), Planalto (260), Conjunto Juparanã (195) e Aviso (182).

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *