O melhor das rochas brasileiras nos EUA

País receberá 71 empresas em uma das principais feiras norte-americana de revestimentos

Brazilian Pavilion – Coverings 2022 | Foto: Divulgação

Líder mundial em diversidade geológica, o Brasil levará 71 de suas empresas de rochas naturais para expor seus produtos na Coverings 2023, a maior e mais tradicional feira do setor de revestimentos na América do Norte para o mercado brasileiro que acontecerá de 18 a 21 de abril, em Orlando, Flórida.

Estarão reunidas no evento, empresas de pequeno, médio e grande porte. A ação é uma realização do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de apoio às exportações de rochas ornamentais mantido, pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Os Estados Unidos são os principais importadores de rochas ornamentais do mundo e têm o Brasil como parceiro comercial primário. A pujança desta relação fica evidente com os números registrados em 2022. Só no ano passado, os americanos importaram aproximadamente 3,37 bilhões de dólares, o maior montante registrado nos últimos sete anos. O valor foi 6,4% a mais em relação a 2021 e, nesse cenário, o Brasil foi líder no fornecimento de materiais representando aproximadamente 23,5% do total das importações.

Quarto maior produtor mundial e 5º maior exportador, o Brasil conta com mais de 1.200 variedades de rochas naturais e um grande parque fabril para fornecimento de blocos, produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras. Graças à capacidade tecnológica de produção, o país vê suas rochas passarem por processos modernos e ambientalmente sustentáveis.

“Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é totalmente reaproveitada, além disso, os resíduos da produção são reaproveitados ou destinados para depósitos licenciados”, destaca o presidente do Centrorochas, Tales Machado. O setor ainda conta com a menor taxa de emissão de CO2 na produção, em relação a outras opções de revestimentos usados em projetos de arquitetura.

Durante os quatro dias da Coverings, os visitantes terão acesso ao Pavilhão Brasileiro montado em uma área total de 17.800 pés quadrados, no North Hall. “Além da presença física dos empresários e seus times comerciais, os visitantes poderão interagir com as nossas rochas e sentir toda a imponência de nossos quartzitos, mármores, granitos e ardósias, dentre outras”, pontua o gerente do projeto setorial, Rogério Ribeiro.

Produtos relevantes

Entre os vários tipos de rochas brasileiras existentes, o quartzito tem ganhado lugar de destaque. O Brasil é o maior produtor e fornecedor desse material que ganhou evidência há pouco tempo, devido ao avanço da tecnologia e pesquisa mineral.

Por Karina Porto Firme


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *