Paulo Jovânio trabalha para implantação de Guarda Municipal em Pinheiros

Fotos: Divulgação

A população de Pinheiros, região norte do Espírito Santo, pode ter o privilégio de ter uma Guarda Municipal de alto padrão no município, armada e bem treinada, para trabalhar em parceria com as Polícias Civil e Militar. Se depender do trabalho do secretário de Segurança de Pinheiros, Paulo Jovânio e do prefeito Arnóbio Pinheiro, este sonho pode se tornar realidade.

Já há algum tempo o Secretário está coletando informações, a pedido do Prefeito, e realizando conversas com profissionais e especialistas da área de Segurança, visando conhecer a legislação e o funcionamento prático das Guardas Municipais no País e no Espírito Santo.

“Eu, o prefeito Arnóbio e o assessor Marcorelio (Táta) já visitamos uma das mais importantes Guardas Municipais do País que é a de Vila Velha. De lá para cá não parei mais. Sempre estou em contato com pessoas ligadas as GCMs”, afirmou Paulo Jovânio.

Nesta segunda-feira, 24, o Secretário passou o dia em Linhares-ES, em visita oficial à Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança daquela localidade. E voltou muito entusiasmado com a estrutura e a forma de trabalhar da GCM Linharense. “Temos bem próximos de nós um modelo de Guarda Municipal eficiente, estruturada e muito bem preparada, que se encaixa perfeitamente no nosso propósito de trabalho. E Linhares se colocou a disposição, com muita vontade de ajudar Pinheiros”, detalhou Paulo Jovânio.
Na visita, Paulo conheceu e participou de cinco dos seis eixos desenvolvidos pela GMC de Linhares.

Secretário avaliou positivamente a Patrulha Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Comunitária e Romu (Grupamento Especializado). Além de conhecer o programa PRECI (Programa de Resistência e Cidadania) onde Guardas Municipais fazem um trabalho de conscientização nas escolas do município sobre diversos assuntos e temas.

Vídeomonitoramento

A operação do videomonitoramento pelos agentes da GCM de Linhares também foi alvo de atenção especial do secretário de Segurança de Pinheiros, Paulo Jovânio. “O vídeomonitoramento é uma ferramenta essencial, de suma importância, para o sucesso do trabalho das Polícias Civil e Militar do Município. E precisamos com urgência mudar nossa forma de trabalhar em Pinheiros, se quisermos alcançar resultados melhores, unindo o olhar digital da tecnologia com pessoas capacitadas e bem treinadas para fazer um trabalho mais eficiente”, alertou Jovânio.

Paulo Jovânio vai apresentar ao prefeito Arnóbio, ao secretário de Administração e Finanças Val Andrade e ao presidente da Câmara de Vereadores Edvan Alves, um relatório, com material coletado por cerca de três anos, sobre a viabilidade da instalação da Guarda Municipal de Pinheiros.

“Estou muito confiante sobre os ganhos que a nossa cidade terá com a instalação de nossa Guarda Municipal. As escolas, o comércio, nosso distrito de São João do Sobrado, comunidades, produtores rurais, enfim, nossa segurança vai dar uma guinada significativa e importante. E as Polícias Militar e Civil terão mais uma forte parceira para trabalhar em conjunto em nossa cidade. Será sem dúvidas um divisor de águas em Pinheiros”, pontuou Paulo Jovânio.

É importante lembrar que Paulo Jovânio, através de seu empenho pessoal, juntamente com o prefeito Arnóbio e a câmara municipal, foi o responsável direto pela instalação da 19ª CIA da Polícia Militar em Pinheiros.

A busca pela conquista da CIA da PM começou no final de 2018 até sua instalação oficial pelo governador Renato Casagrande em 2020. O Secretário, inclusive, cedeu um prédio da Secretaria de Assistência Social para a 19ª CIA da PM, reformado e adaptado com recursos próprios.

Da Redação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *