Colegiado de Proteção à Criança e ao Adolescente aprovou realização de audiências públicas em municípios capixabas para ouvir população e gestores sobre o tema

Em reunião extraordinária nesta terça-feira (2), a Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, aprovou a realização de cinco audiências públicas por várias regiões do estado. Os encontros, que ainda não tiveram as datas marcadas, acontecerão em Vitória, São Mateus, Barra de São Francisco, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
De acordo com o presidente do colegiado, deputado Alcântaro Filho (Republicanos), o objetivo das audiências é debater com prioridade a segurança nas escolas, bem como o Plano de Segurança Escolar, lançado pelo governo estadual no dia 27 de abril.
Segundo Alcântaro, os trabalhos deverão reunir representantes do Poder Executivo e moradores de municípios das respectivas regiões. “Os pais não estão seguros (…) o objetivo é priorizar a segurança nas escolas até que tenhamos as famílias capixabas apaziguadas”, declarou o presidente da comissão.
Grupo de trabalho
No dia 24 de abril a Assembleia Legislativa oficializou a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de propor políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas instituições de ensino do estado. A iniciativa é do presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), e demais parlamentares.
Integram o colegiado um membro efetivo e um suplente das seguintes comissões: Educação, Segurança, Direitos Humanos, Proteção à Criança e Saúde, sob coordenação do presidente da Assembleia.
Convite
Durante a reunião, que aconteceu no Plenário Rui Barbosa, a comissão também aprovou o convite para que os secretários de Estado de Segurança, Alexandre Ofranti Ramalho, e da Educação, Vitor de Angelo, compareçam em reunião do colegiado com o objetivo de debaterem os pontos importantes do Plano de Segurança Escolar. O encontro com os gestores ainda não tem data marcada.
Novo horário de reuniões
Ainda durante os trabalhos, os deputados aprovaram o novo horário para as reuniões da comissão. Elas continuam acontecendo no Plenário Rui Barbosa, quinzenalmente, às terças-feiras, mas o horário de início passa das 13 horas para 13h30.
Além do presidente do colegiado, deputado Alcântaro Filho, participaram da reunião o deputado Vandinho Leite (PSDB) e o ex-vereador por Aracruz, Celson Silva Dias.
Por Silvia Magna
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário