Inscrições para o projeto Ateliê Criativo começam nesta segunda-feira (8)

Iniciativa da Quest/Zeppelin, patrocinada pela Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai capacitar 60 jovens de Camaçari, a partir de 16 anos

Ateliê Criativo | Foto: ATcom

Se você é morador de Camaçari, tem mais de 16 anos e está em busca de uma qualificação para ingressar no mercado de trabalho, fique atento. Estão abertas, nesta segunda-feira (8), as inscrições para o projeto Ateliê Criativo, que vai capacitar 60 jovens em design e empreendedorismo relacionado à reciclagem do plástico. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio no link: bit.ly/ateliecriativocamacari.

Patrocinada pela Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa da Quest/Zeppelin também está sendo oferecida nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Rio Grande do Sul, onde a companhia está presente. “O projeto alia desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, porque estamos estruturando e apoiando uma ação de economia circular, ao mesmo tempo em que oferecemos profissionalização para jovens em situação de vulnerabilidade social de Camaçari”, explica Graziela Vasconcelos, analista de Relações Institucionais da Braskem.

O curso é gratuito e terá carga horária de 192 horas, com duração de seis meses. As aulas serão realizadas duas vezes por semana, a partir de 12 de junho, na Casa da Criança e do Adolescente, em Camaçari. Os participantes terão acesso a um laboratório completo, equipado com ferramentas elétricas e manuais, computadores e softwares relacionados a design, além de máquinas, como trituradora, extrusora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora, para reciclagem do plástico e transformação dos insumos em utensílios ou obras de arte. 

“Acredito que o projeto vai agregar muito à sociedade, colaborando com o meio ambiente, porque estamos usando o resíduo plástico para ser ressignificado em obras, objetos de arte e design de produto. Além disso, vamos criar oportunidades de formação profissional para os participantes, tendo o plástico como base”, explica Thiago Catelani, coordenador de projetos da Quest/Zeppelin.

As atividades utilizarão o plástico como principal material de produção. Serão exploradas suas propriedades, sua cadeia, os processos de reciclagem e reuso, além de serem produzidos objetos e peças de design de uso cotidiano, de interesse artístico, com o material.  Após o período das oficinas, os alunos apresentam individualmente um trabalho de conclusão como forma de avaliar seu aprendizado.

O Ateliê Criativo ainda conta com parceria com o Sebrae, que promoverá um curso de planejamento financeiro e empreendedorismo para os participantes. Além disso, disponibilizará uma incubadora de projetos, que auxiliará na criação de marcas e produtos, e uma oficina de fabricação e manutenção de máquinas relacionadas à reciclagem do plástico.

Por Mateus Ribeiro e Suely Temporal


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *