SecultBa realiza encontros com agentes de cultura de toda a Bahia e representantes do Ministério da Cultura (MinC) 

Representantes territoriais, dirigentes municipais e gestores de Espaços Culturais e Pontos de Cultura do estado participam de espaços de diálogo e formação  

Na semana do lançamento da Lei Paulo Gustavo, que acontecerá nesta quinta-feira (11), na Concha Acústica do TCA, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) realiza uma série de encontros e conversas com Representantes Territoriais de Cultura (RTCs), dirigentes municipais de Cultura, gestores e gestoras de Espaços Culturais e representantes de Pontos de Cultura do estado. 

A agenda tem início nesta terça-feira (09), com os Diálogos Territoriais, que reunirá Representantes Territoriais de Cultura (RTCs) e gestores, incluindo o secretário de Cultura Bruno Monteiro, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, das 9h às 17h. Os RTCs são agentes do estado, que atuam nos 27 territórios de identidade da Bahia, sendo os responsáveis diretos pelo desenvolvimento da política territorial de cultura. A realização desse encontro, que segue até a quinta-feira (11), busca alinhar a atuação dos RTCs às normas, orientações e procedimentos estabelecidos pela SecultBa e suas unidades vinculadas, assim como a apresentação de demandas e prioridades da gestão. 

Já na quarta-feira (10), acontece o Encontro de Dirigentes Municipais da Cultura da Bahia, das 14h às 18h, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia, que contará com a presença do diretor Nacional de Sistemas de Cultura do MinC, Lindivaldo Junior. O encontro tem como objetivo divulgar o planejamento da SecultBa, apresentar a Lei Paulo Gustavo, além de orientar os municípios baianos a respeito da implantação dos Sistemas Municipais de Cultura. 

Na quinta-feira (11) pela manhã, gestores de Espaços Culturais estarão reunidos com a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, Cecília Gomes de Sá, no evento Espaços Culturais em Diálogo, das 8h30 às 12h, no Espaço Xisto Bahia, nos Barris. Na pauta da reunião estão as ações e planejamento do MinC para os equipamentos culturais do Brasil e da Bahia, linhas de apoios e captação de recursos para os espaços culturais, além de esclarecimentos sobre a Lei Paulo Gustavo. 

Ainda na quinta-feira, acontece também uma reunião com o diretor de Cidadania Cultural do MinC, João Pontes, e os representantes da comissão de Pontos de Cultura da Bahia para uma conversa sobre a Lei Cultura Viva, das 14h às 16h, no Museu de Arte da Bahia (MAB). 

Lançamento da Lei Paulo Gustavo na Bahia – Os encontros da SecultBa antecedem o grande evento da semana, o Lançamento Nacional da Lei Paulo Gustavo, na quinta-feira (11), às 17h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O evento será gratuito e aberto ao público, respeitando a lotação do espaço. 

Da Redação | Com informações da SecultBA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *