Findes lança documento para melhorar ambiente de negócios no Norte do ES   

A Agenda Propositiva foi entregue à Regional Litoral Centro Norte para contribuir com o desenvolvimento dos municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva e Santa Teresa 

Entrega 2ª Agenda Propositiva Aracruz | Fotos: Humberto de Marchi

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura, a logística, a saúde, a educação e a qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo dos municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva e Santa Teresa, foi lançada a Agenda Propositiva para Melhoria do Ambiente de Negócios, pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). 

Desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), o material foi entregue pelo presidente em exercício da Findes, Paulo Baraona, aos representantes dos municípios que compõem a Regional Litoral Centro Norte, nesta quinta-feira (11), no Centro Integrado Sesi Senai de Aracruz. Este é o segundo documento produzido pelo Conselho. O primeiro foi entregue em novembro de 2022, para a Regional Cariacica e Viana.  

Para a produção da Agenda, são observadas as necessidades dos municípios que compõem a regional. Ao todo, 18 eixos estratégicos unem informações para subsidiar as secretarias das regiões na melhoria da ambiência de negócios, com iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.    

Paulo Baraona e prefeito de Aracruz dr Coutinho

Baraona lembrou em sua fala que o Estado tem vocação para o comércio externo, mas frisou que o potencial do mercado interno também é enorme, o que abre oportunidades para o surgimento de empreendimentos e expansão dos existentes. 

“O Espírito Santo é um estado bem localizado geograficamente. As principais capitais brasileiras estão em um raio de 1.200 km do ES, ou seja, o ES está muito próximo de 60% do PIB nacional. E o desenvolvimento da Agenda Propositiva tem muito a contribuir para qualificar os municípios a atraírem novas indústrias e, assim, ampliar o nível de negócios, receitas e empregos. A Federação está de portas abertas para atuar junto na melhoria de negócios”.  

O vice-presidente da Findes e presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida, destacou que o material é uma iniciativa que reflete o diálogo da Findes com as prefeituras. “Em conjunto, vamos conseguir atuar de forma mais qualificada para que possamos encontrar caminhos para o desenvolvimento do Estado. Além disso, nosso Observatório da Indústria está à disposição com pesquisas e dados que podem subsidiar muitas das ações”.  

Outras 11 agendas estão previstas pelo Conder para serem entregues este ano. 

Durante o evento, firmaram compromisso de atuar junto à Findes para desenvolver a região Centro Norte os prefeitos de Aracruz, Dr. Coutinho; de Fundão, Gilmar de Sousa Borges; de Ibiraçu, Diego Krentz; a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de João Neiva, Samira Piol Carrara; e a secretária de Agricultura e Desenvolvimento de Santa Teresa, Edna Francisca Totola.  

Paulo Baraona na Entrega 2ª Agenda Propositiva Aracruz

A Agenda Propositiva tem ligação com o programa do Sebrae/ES, Cidade Empreendedora, que visa atuar na capacitação interna dos funcionários das prefeituras, com foco na melhoria dos serviços prestados por elas. 

O gerente da unidade de Ambiente de Negócios e Crédito do Sebrae/ES, Eduardo Simões, apresentou o programa e mostrou todos os eixos de ligação entre as duas iniciativas e como elas unidas podem beneficiar os municípios.  

Também estiveram no evento, o diretor da Regional Aracruz, João Baptista Deppizol; representantes das prefeituras; integrantes do Conder e de algumas regionais da Findes; além do deputado estadual Tyago Hoffmann.  

Entenda como a Agenda vai contribuir para o desenvolvimento dos municípios:  

  • Propor melhorias em áreas que afetem diretamente a atração de investimentos; 
  • Ofertar capacitação e qualificação, observando as necessidades de mão de obra das indústrias;  
  • Alavancar a capacidade de investimentos das prefeituras, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs);  
  • Disponibilizar informações sobre os setores produtivos, facilitando a análise econômica e os impactos na economia regional;  
  • Contribuir para ampliar a base industrial, com adensamento e fortalecimento das principais cadeias produtivas regionais;  
  • Contribuir na geração de empregos e receitas, elevando a qualidade de vida para os cidadãos;  
  • Elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

Por Lorena Zanon 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *