Hospital Rio Doce alerta para o baixo estoque de sangue no Hemocentro de Linhares

Foto: Ascom/HGL

O estoque de sangue no Hemocentro Regional de Linhares, região norte do Espírito Santo, está em situação crítica. O volume de doações reduziu em 60% desde o início do ano.  A falta de doadores afeta diretamente o atendimento no Hospital Rio Doce e nos demais hospitais da região, que dependem do sangue para as situações de urgência e cirurgias eletivas. 

A  assistente social do Hemocentro de Linhares, Ana Paula Brumatti, explicou sobre a situação. “Nosso estoque de sangue está muito crítico. O estoque do tipo sanguíneo O positivo e O negativo estão praticamente zerados. Precisamos mais do que nunca de conscientizar as pessoas a virem doar”, frisou. 

De acordo com a enfermeira da Agência Transfusional do Hospital Rio Doce, Renata de Oliveira, o volume baixo de doações compromete o atendimento no hospital, podendo afetar a saúde do paciente. “No momento estamos com o estoque baixíssimo e as urgências e cirurgias eletivas continuam. Precisamos do sangue para atender os pacientes. Somos um hospital porta aberta para receber casos de urgência e temos que ter o sangue em estoque. Não podemos esperar alguém doar. O processo para doar e liberar demora no mínimo 2 dias por causa da sorologia, que são os exames feitos nas bolsas”, ressaltou Renata. 

Quem pode doar? 

Requisitos para doação:

– Ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização; 

– Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial ou fotocópia autenticada em cartório: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, certificado de reservista ou passaporte. São aceitos documentos digitais oficiais que contenham foto, RG, data de nascimento e nome da mãe;

– Pesar acima de 50 kg;

– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde;

– O doador não deve estar em jejum. É recomendado refeições leves e pede-se para evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

– Aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação;

– Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;

– Evitar vir acompanhado com crianças menores de 12 anos. Caso seja necessário, é obrigatório a presença de um acompanhante maior de idade para cuidar da criança durante o processo de doação.

Onde doar? 

No Hemocentro Regional de Linhares, localizado na Avenida João Felipe Calmon, n°1305, Centro, Linhares (Ao lado do Hospital Rio Doce). A doação pode ser realizada de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e de 13h às 16h, sendo que o cadastro do doador encerra às 15:20h. O telefone para contato é o (27) 3264-6000.

Por Paola Nali 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *