Linhares celebra Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Casa Rosa atende 900 gestantes pelo Programa Pré-Natal de Alto Risco

Foto: divulgação/PML/ES

Celebrado em 28 de maio o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Maternareforça a necessidade de políticas públicas que garantam condições médicas de qualidade para as gestantes. De acordo com o Painel de Monitoramento da Mortalidade Materna, o Brasil teve em 2021, média de 107 mortes a cada 100 mil nascimentos.

A taxa se refere ao número de mulheres que morrem durante a gravidez ou nos 42 dias seguintes ao parto, devido a causas relacionadas à gravidez, ou por ela agravada, a cada 100 mil nascidos vivos em um determinado ano, em um país.

Em Linhares, região norte do Espírito Santo, a Casa Rosa, do Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps), da Secretaria Municipal de Saúde, é referência no atendimento às gestantes de alto risco. Parte do Programa Pré-Natal de Alto Risco, o serviço é oferecido por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistente social.

“Durante as consultas de rotina, do pré-natal, caso o médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) identifique algumas situações pontuais que não se enquadram dentro do risco habitual, ele encaminha a gestante para acompanhamento e manutenção do pré-natal na Casa Rosa. Lá essa gestante é acolhida, faz o acompanhamento com o médico obstetra e com toda a equipe multidisciplinar, além de realizar todos os exames necessários”, explica a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti.

Atualmente 360 mulheres fazem acompanhamento na Casa Rosa. Aproximadamente 900 gestantes recebem atendimento todos os anos. O acesso ao serviço se dá a partir do acompanhamento da gestante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A Casa Rosa é uma referência para todos os casos que envolvam a saúde feminina, da vida sexual, aleitamento materno do recém-nascido e da gestação de alto risco. O objetivo é garantir que essa mulher seja assistida e receba os cuidados necessários para chegar até o final da gestação com segurança”, disse a secretária de Saúde, Sonia Dalmolin.

Gravidez de alto risco

É chamada de gravidez de alto risco quando a gestante ou o concepto/bebê apresentam alguma doença que aumenta as chances de evolução desfavorável da gravidez. Pressão alta, diabete gestacional, gravidez gemelar, pré-eclâmpsia, hemorragias graves.

Por Rosimeri Ronquetti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *