Echoenergia inicia as obras de seu primeiro complexo solar na Bahia

O Sertão Solar Barreiras deve começar a operar em 2024

Fotos: Ascom/SDE

A Echoenergia, do grupo Equatorial Energia, iniciou as obras de seu primeiro complexo solar fotovoltaico na Bahia, que tem previsão de começar a operar em 2024. A primeira fase do Sertão Solar Barreiras será formada por sete usinas, que serão distribuídas em uma área de mais de 800 hectares, equivalente a 1.120 campos de futebol com dimensões oficiais. Atualmente, 300 pessoas trabalham na obra e, no pico, deve reunir cerca de 1.300 trabalhadores. De acordo com a empresa, o complexo terá potência instalada de 351,1 megawatts (MW), que é capaz de atender a demanda de mais de 540 mil residências. O anúncio foi feito durante assinatura dos protocolos de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) na última semana.

“Recebemos a notícia da instalação deste complexo com muita alegria. A Bahia tem um dos melhores níveis de irradiação do Brasil e somos um dos líderes em geração solar fotovoltaica do país. Aqui combinamos aspectos naturais, com uma excelente cartilha de incentivos fiscais para empreendimentos renováveis, além de uma boa relação institucional construída com as empresas. Estamos sempre de portas abertas para a atração de novos investimentos”, afirma Angelo Almeida, gestor da pasta.

Parque eólico Pedra do Reino em Sobradinho | Foto: Divulgação

“A Bahia está em uma região central do Nordeste e possui os melhores recursos eólicos e solares do país, o que chamou nossa atenção. E a gente vem expandindo os nossos parques em função disso. Temos projetos futuros, tanto de parques solares quanto de parques eólicos e temos interesse de trazer e construir linhas de transmissão para reforçar todo o sistema”, afirma Liu Aquino, diretor de Operação da Echoenergia.

Ainda dentro do estado, a Echoenergia conta com três parques de energia eólica, que estão instalados no município de Sobradinho: Pedra do Reino, Pedra do Reino 3 e Pedro do Reino 4, que, juntos têm potência instalada de 68 MW.

Energia Solar

A Bahia tem 47 parques solares fotovoltaicos em operação com 1,36 Gigawatts (GW), que já investiram cerca de R$ 6 bilhões no estado. A estimativa é que tenham gerado 41 mil empregos em toda cadeia produtiva. Outros 372 parques estão em construção e com construção iniciada, com previsão de investimento de mais de R$ 51 bilhões, com capacidade de gerar 430 mil vagas de trabalho.

Da Redação | Com informações da Ascom/SDE


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *