Projeto de Marcelo Santos que prevê homenagem a guardas municipais é aprovado

Profissionais da guarda que se destacarem em suas atividades poderão receber honraria do Legislativo estadual

Marcelo Santos (Podemos) | Foto: Lucas S. Costa

Os deputados estaduais do Espírito Santo aprovaram o Projeto de Resolução (PR) 24/2022, que cria a Medalha Mérito da Guarda Municipal, a ser concedida aos guardas que se destacarem no exercício da atividade. A matéria, de Marcelo Santos (Podemos), foi acatada junto com outra, que reajusta a remuneração de servidores do Tribunal de Contas (TCES), em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa (Ales) nesta segunda-feira (29).

Tramitando em regime de urgência, a proposição foi analisada nas comissões reunidas de Justiça, Segurança e Finanças, além da Mesa Diretora. O deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) emitiu parecer pela constitucionalidade e aprovação, sendo acompanhado pelos membros dos colegiados. Posteriormente, o relatório foi ratificado pelo Plenário da Casa.

Bahiense parabenizou Marcelo pela iniciativa, lembrou que estava à frente da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) quando ocorreu o “aquartelamento” da Polícia Militar (PMES), em 2017, e destacou o papel desempenhado pelas guardas municipais na oportunidade. “A salvação da população foram as guardas municipais, em especial, de Vila Velha, Vitória e Serra”, disse.

Lucas Scaramussa (Podemos)

Na justificativa de voto, Lucas Scaramussa (Podemos) reforçou a atuação “crucial” das guardas municipais para a segurança pública. “A medalha reconhece o papel fundamental na proteção de bens, serviços e pessoas em cada município do Espírito Santo. (…) Vai ser um orgulho enorme entregar uma medalha para esses homens e mulheres que têm feito um grande serviço de segurança pública”, enfatizou.

Por ser um PR, a proposta deverá ser promulgada pela Mesa Diretora da Ales.

Por Gleyson Tete | Com informações de Marcos Bonn 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *