Braskem promove 2ª edição do edital “Projetos que Transformam”

Empresa apoia iniciativas sociais voltadas ao desenvolvimento sustentável na Bahia, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio ado Sul e Alagoas; inscrições iniciam no dia 6 de junho

Braskem promove 2ª edição do edital “Projetos que Transformam” | Foto: ATcom

A segunda edição do Edital Braskem “Projetos que Transformam” abre inscrições para apoiar iniciativas sociais voltadas ao desenvolvimento sustentável nas regiões onde a companhia atua (Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Alagoas). Serão selecionados de dois a três projetos por estado, podendo receber de R$ 20 a R$ 50 mil, cada. Na Bahia, serão escolhidos trabalhos de organizações sociais de Camaçari, Dias d’Ávila, Candeias, Simões Filho e Salvador.

As inscrições acontecem até o dia 30 de junho e devem ser realizadas por meio do link http://editalbraskem2023.prosas.com.br. O site também traz informações sobre a capacitação de apoio à elaboração das propostas que acontecerá entre os dias 13 e 16 de junho, das 14 às 17h, com as instituições interessadas. Neste caso, não há necessidade de inscrição prévia.  

“Temos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento local das comunidades vizinhas às nossas operações. Por isso, o edital visa selecionar projetos que gerem um impacto positivo na região por meio de trabalhos focados nas necessidades da localidade”, explica a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges.

Os projetos devem promover o desenvolvimento sustentável das comunidades e serem executados em até 12 meses por entidades que já atuam localmente. A instituição deve realizar pelo menos uma ação nas temáticas prioritárias de atuação da Braskem: economia circular, educação ou inovação e empreendedorismo; e serão priorizadas as iniciativas que promovam a inclusão social de públicos em situação de vulnerabilidade. 

Os projetos contemplados devem ser anunciados no último trimestre de 2023, após etapas criteriosas de avaliação. Depois de definidas e com o repasse financeiro em mãos para o período de execução, as iniciativas serão acompanhadas pela Braskem.

1º Edital Braskem

A primeira edição do edital, realizada em 2022, selecionou 15 iniciativas (3 de cada estado participante) entre 280 propostas inscritas, das quais 55 foram da Bahia. Os projetos vencedores foram avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final. Durante o processo, a Braskem ofereceu gratuitamente quatro capacitações virtuais, além de um módulo de ensino para orientar os autores das iniciativas sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais, que também será realizado na segunda edição para os projetos selecionados.

Na Bahia, as organizações escolhidas no primeiro ano foram a Associação Humana Povo para Povo Brasil, com a ação “Quilombo Sustentável”, em Simões Filho; a Associação Viva a Vida, com a “Afroteca Muvuca”, em Camaçari, e a Central Organizações Comunitárias de Menino Jesus, com o projeto de informática “Portas Abertas, Janela para o Mundo”, em Candeias.

Por Mateus Ribeiro e Suely Temporal


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *