Deputados do Espírito Santo ouvem pessoas albinas

Comissão de Direitos Humanos se comprometeu a apoiar a criação de políticas públicas para esse grupo

Parlamentares ouviram pedidos de pessoas com albinismo | Foto: JV Andrade

Na reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, nesta terça-feira (13), pessoas que sofrem com o albinismo pediram apoio de deputados para a elaboração de políticas públicas. Os convidados alertaram sobre a falta de conhecimento acerca dessa condição, o que dificulta o acesso a serviços públicos e ao mercado de trabalho. 

Dificuldades do dia a dia foram relatadas. Moradora de Laranja da Terra, Samara Besserte Schereder, revelou que depende da ajuda dos familiares para se deslocar porque não pode dirigir devido ao problema de visão causado pelo albinismo. Além do preconceito, afirmou enfrentar dificuldades na escola, que não é adaptada para controlar a luminosidade. 

Jhonatan Gomes Roberto destacou que a falta de políticas públicas para o grupo gera situações de constrangimento e sugeriu conscientização sobre o assunto dentro das escolas e ambientes profissionais. Ele frisou que os albinos acabam enfrentando obstáculos no acesso a serviços como educação e saúde, bem como ao mercado de trabalho. 

Segundo explicou, albinos acabam entrando no mercado na condição de pessoa com deficiência devido à baixa visão. No entanto, lembrou que há albinos sem comprometimento da saúde ocular. “E essas pessoas, como é que elas trabalham?”, questionou. “Uma empresa não vai querer contratar uma pessoa albina porque para ela é caro o custo, não é algo vantajoso, não é um profissional multifuncional o tempo todo”, salientou.

A estudante de Serviço Social Josiane dos Santos enumerou a falta de assistência especializada para esse grupo na área da saúde. Os desafios vão desde as dificuldades de acesso para consultas com dermatologistas, oftalmologistas e ortopedistas até o fornecimento de medicamentos, protetores solares e blusas térmicas, essenciais contra o surgimento de lesões como o câncer de pele.

Josiane, uma das fundadoras da Associação da Pessoa com Albinismo do Espírito Santo (Apales), pediu ajuda para a manutenção da entidade. Em termos de políticas públicas, lembrou do Projeto de Lei 7.762/2014, de origem no Senado Federal. A matéria institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo. 

Diante das reivindicações, a comissão se comprometeu a entrar em contato com a bancada capixaba em Brasília a fim de obter mais informações sobre a proposta. Presidente do colegiado, Camila Valadão (Psol) lembrou das restrições do Legislativo estadual para propor medidas em favor desse público-alvo e adiantou que poderá trabalhar o tema por meio de indicações ao governo e projetos de lei. 

Albinismo

O albinismo é uma condição genética causada pela falta de pigmentação (melanina) na pele, pelos e olhos, que acabam apresentando coloração clara. Por conta disso, albinos são suscetíveis a problemas como câncer de pele caso não se protejam adequadamente da luz solar. O albinismo pode gerar problemas de visão, incluindo, a sensibilidade à luz. 

A data de 13 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização sobre o Albinismo.

Por Marcos Bonn


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *