Cesan, Ambiental Serra e Blue Keepers firmam parceria contra poluição por plástico nos oceanos

Estudos revelam que cada brasileiro é responsável por poluir o oceano com 16 quilos de plástico por ano

Foto: Freepik

Nas últimas semanas, fotos da “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”, uma verdadeira ilha de resíduos do tamanho do estado do Amazonas, tomou conta da imprensa mundial reacendendo o alerta da problemática plástico descartado irregularmente e que chega aos rios e aos mares todos os dias. De acordo com estudo feito pelo Blue Keepers, projeto ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU Brasil, cada brasileiro pode ser responsável por poluir os oceanos com 16 quilos de plástico por ano. O número impressiona e exige ações efetivas.

Em uma iniciativa inédita no Espírito Santo, a Ambiental Serra, parceira privada da CESAN, assinou um termo de cooperação com o Blue Keepers com a finalidade de mobilizar recursos e realizar ações preventivas e corretivas, além de engajar e educar a sociedade no combate à poluição crônica dos oceanos por resíduos sólidos, principalmente o plástico. As atividades em campo acontecem entre os dias 12 a 15 de junho.

Gabriela Otero, coordenadora do Blue Keepers, destaca que a parceria é estratégica para as ações do projeto no país. “Estamos muito felizes com a chegada da Cesan e da Ambiental Serra. O objetivo dessa parceria é criar um case, potencializando o saneamento como ferramenta de prevenção ao lixo no mar. Vamos fazer um estudo dedicado, entender quais são os tipos de resíduos gerados e outras iniciativas para fazer uma boa gestão e manter os oceanos mais limpos”, explica Otero.

A Ambiental Serra faz a gestão do esgotamento sanitário do município e realiza diversas práticas de prevenção à contaminação do meio ambiente, além de ações de conscientização da população.

Num primeiro momento, as pessoas podem pensar que o descarte do lixo plástico é assunto ligado apenas à limpeza urbana. Mas infelizmente, mesmo com diversas campanhas a respeito, a população mantém o comportamento inadequado de sobrecarregar a rede de esgoto com centenas de quilos de lixo todos os dias, inclusive o plástico. Desta forma, o processo do tratamento do esgoto já auxilia no barramento e prevenção da poluição do nosso litoral. A meta é reduzir em 30% a emissão de lixo que vai para o mar no município da Serra, estando em concordância com a Agenda 2030 da ONU.

Por Paula de Paula | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *