O que sua empresa precisa saber para exportar e ganhar o mercado global

Foto: Codesa

Se sua empresa quer expandir os negócios e ganhar o mercado internacional, uma boa alternativa é participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

O ciclo 2023-2025 foi lançado na última semana, na sede da Findes, em Vitória. O Programa está ofertando 150 vagas para negócios do Espírito Santo que queiram receber mentoria e um plano de exportação exclusivo para entrar no mercado internacional. A consultoria é totalmente gratuita.

Confira abaixo as perguntas e respostas que preparamos sobre o PEIEX!

Perguntas e respostas sobre o PEIEX 

PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Findes em parceria com a ApexBrasil para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Para tirar dúvidas sobre ele, preparamos uma série de perguntas e respostas. Confira! 

Como o PEIEX funciona? 

O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa) ou federações de Indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas. 

Desta forma, profissionais especialistas em comércio exterior orientam os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo. 

Quantas empresas serão atendidas no ES? 

No Espírito Santo, até 2025, 150 empresas serão qualificadas pelo PEIEX. Desse total, 25 vagas serão exclusivamente para o setor de cafés especiais.   

Quais municípios do ES possuem Núcleos Operacionais do PEIEX? 

O ciclo do PEIEX 2023-2025, executado pela Findes, por meio do IEL-ES, terá sua sede no município de Vitória além de um polo em Linhares, sendo que este segundo oferecerá atendimento a empresas de bens e serviços em geral e atendimento especializado para empresas do setor de cafés especiais. Mas eles atenderão todo o Estado. 

Caso sua empresa seja de outro Estado confira aqui (https://portal.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex/) a lista de estados e municípios atendidos pelo PEIEX.  

Como posso me inscrever? 

As inscrições já estão aberas! Para se inscrever a uma das vagas no Espírito Santo, basta enviar um e-mail para peiex.iel@findes.org.br.  

Preciso pagar para participar do PEIEX? 

Não. A consultoria é totalmente gratuita. 

Como sua empresa pode participar do PEIEX? 

Para participar do PEIEX, a empresa necessita assinar um Termo de Adesão ao programa, por meio de assinatura eletrônica, que pode ser feito por Certificado Digital ou Documento com Foto.  

Preciso pagar pelo atendimento do PEIEX? 

A empresa não precisa pagar pelo atendimento, mas deve estar disposta a dedicar tempo e investir na melhoria do seu processo. 

Ao final do atendimento, a empresa recebe um plano de exportação para orientar a sua inserção internacional. 

Qual a contrapartida do(a) empresário(a) participante do PEIEX? 

O(a) empresário(a) deve estar disponível para verificações de procedimentos e para entrevistas com os técnicos extensionistas do PEIEX. Também é fundamental a participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos. O trabalho do técnico extensionista não gera ônus financeiro para a empresa. 

Como as entidades executoras são escolhidas? 

A entidade executora, que assume a incumbência de operacionalizar o PEIEX em determinado município/região, passa por um rigoroso processo de avaliação técnica realizado pelos Gestores do PEIEX da Apex-Brasil, que inclui visita in loco e análise dos seguinte pontos: disponibilidade de infraestrutura necessária para instalação do Núcleo PEIEX; possibilidade de contratação de bolsista – por se tratar de um projeto de caráter extensionista; oferecimento de curso de graduação ou pós-graduação; experiência com projetos de extensão/capacitação empresarial, dentre outros. 

Além das entidades executoras, o PEIEX conta com apoio de parceiros? 

O PEIEX conta com o apoio dos parceiros para a execução do programa em determinado município/região. São esses parceiros que ajudam a estimar o número de empresas com potencial para receber atendimento do PEIEX, indicam empresas para o programa e, ainda, fornecem outros serviços às empresas que necessitam implantar melhorias de gestão, buscando soluções para eventuais desafios, etc. 

Exemplos de instituições parceiras: Sebrae, Banco do Brasil, Correios, Senai, Secretarias de Governo, Federações de Indústrias, etc. 

Como funciona o Núcleo Operacional do PEIEX? 

O atendimento do PEIEX é feito pela equipe do Núcleo Operacional com base em visitas às empresas: a 1ª visita tem o objetivo de medir o potencial exportador; a 2ª é a ocasião em que o técnico faz um diagnóstico do negócio para identificar o nível de prontidão da empresa para a exportação. Com base nas informações levantadas, a equipe do Núcleo PEIEX elabora um plano de trabalho com a implantação de requisitos necessários à exportação. 

Por Siumara Gonçalves | Com informações da ApexBrasil 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *