95ª Festa de São Pedro une tradição religiosa e cultura popular na capital capixaba

LICC

Festa de São Pedro conta com apoio também da Secretaria da Cultura (Secult)

Fotos: Divulgação

De sexta-feira (30) até domingo (02), acontece na Praça do Papa, em Vitória, capital do Espírito Santo, a 95ª Festa de São Pedro. O evento, realizado em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, celebrado em 29 de junho, e que já faz parte do calendário cultural e turístico da capital capixaba, promete reunir milhares de pessoas com uma série de atrações, shows, feira gastronômica e também com sua programação religiosa, que inclui a tradicional procissão marítima e a benção dos anzóis.

Com uma estrutura que reúne aproximadamente 60 barracas de comidas e bebidas, palco completo com iluminação, cidade cenográfica e banheiros químicos, a expectativa é de que o evento reúna mais de 20 mil pessoas para acompanhar toda a programação, que inclui ainda grandes shows nacionais, a exemplo dos grupos Raça Negra e Falamansa, além de artistas locais.

Realizada pela Colônia de Pescadores da Praia do Suá, em conjunto com o município de Vitória, a 95ª Festa de São Pedro conta com apoio também da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), que viabilizou os patrocínios.

“A Festa de São Pedro, em Vitória, é uma das mais tradicionais, fruto do esforço da comunidade e da Colônia de Pescadores da Praia do Suá para preservar esse patrimônio. Neste ano, por meio da LICC, o Governo do Estado está entrando com recursos para apoiar a realização do evento, que é importante para a cultura, a religiosidade e a fé de nossa cidade”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

Shows

A programação cultural da festa começa nesta sexta-feira, a partir das 19h, com barracas de comidas e bebidas típicas, quadrilha, recreação infantil e shows. As grandes atrações da noite são o cantor e compositor Emerson Xumbrega, sambista capixaba que, além de já ter conquistado diversos prêmios, vem se destacando no cenário nacional.

Para fechar a sexta-feira, e completando quatro décadas de carreira, o grupo Raça Negra sobe ao palco para apresentar seus grandes sucessos, como “Cheia de Manias”, “Cigana” e “É Tarde Demais”. Pioneiro no segmento pagode romântico, sendo o primeiro do gênero a tocar em uma rádio FM, o grupo está na estrada desde 1983.

No sábado, a festa tem sequência com apresentação da Banda da Guarda Municipal, conhecida por apresentar-se em eventos cívicos da capital capixaba e também por promover sessões musicais em comunidades, com um repertório variado que passa pela música popular brasileira, pelo rock e diversos outros sucessos nacionais e internacionais.

Em seguida, a dupla capixaba Evandro & Raniery apresenta sua mistura de rock e sertanejo e hits como “Pá Pow”, “Mais Forte Que Tudo”, “Liguei Para Te Dizer”, “Potência ou Boteco”, “Deixa Chover” e “Aciona o VAR”.

Com mais de 20 anos de estrada e a mesma formação — Tato (voz e violão), Valdir (acordeão), Alemão (zabumba) e Dezinho (triângulo e percussão) — o grupo Falamansa encerra a programação de sábado com muito forró, colocando o público para dançar. Hits como “Xote dos Milagres”, “Rindo à Toa”, “Xote da Alegria”, “Confidências”, “Amigo Velho” e “Chuva” fazem parte do repertório.

Procissão marítima

Na manhã de domingo, seguindo sua tradição, a Festa de São Pedro ganha contornos religiosos, a partir das 8h, com realização da missa campal. A celebração acontece próximo ao píer da Enseada do Suá, para oração e devoção ao santo padroeiro. A bênção simbólica do anzol e da rede, realizada pelo pescador mais antigo da colônia, termina com o anzol arremessado ao mar para pedir proteção aos pescadores.

A partir das 10h, tem início a procissão marítima pela baía de Vitória, levando as imagens de São Pedro e de Nossa Senhora dos Navegantes, com barcos de pesca enfeitados, que saem de Vitória e de outras cidades. Ao longo do trajeto até a altura da Ilha do Príncipe, de onde a procissão retorna, em diversos pontos da baía, outros pescadores se unem aos devotos com suas embarcações.

Além disso, haverá uma premiação para os barcos mais bonitos da procissão. A escolha será feita por uma comissão julgadora composta por profissionais da imprensa e personalidades da área cultural, que vão eleger os três barcos mais criativos e originais na decoração.

Mais tarde, a partir das 16h, acontece o “Desafio do Banjo”, com os músicos Alisson do Banjo e Herlon, a Fera do Banjo, que prometem esquentar o público com muito samba de qualidade. O primeiro, já foi integrante do grupo Mania do Samba, que acompanhou e abriu shows de nomes como Arlindo Cruz e Fundo de Quintal. O segundo é ex-vocalista do Grupo Raça e já acompanhou grandes ícones do samba como Jovelina Pérola Negra e Almir Guineto.

O último dia da Festa de São Pedro chega ao fim com show da dupla sertaneja capixaba Carol & Priscila. Irmãs, as duas surgiram no cenário musical de Vitória em 2000, quando ainda eram estudantes da rede municipal de ensino, tendo como inspiração a mãe, que já havia sido cantora. Com uma trajetória que começou em festas escolares e eventos da prefeitura, hoje fazem shows dentro e fora do Espírito Santo, com um público fiel.

Por Tiago Zanoli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *