Pesquisadores baianos criam aplicativo que gerencia dados de saúde

Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

Reunir o histórico de vacinas, prontuários, remédios, comorbidades e exames realizados ao longo da vida de uma pessoa é de extrema importância diante de um tratamento médico, mas pode ser uma tarefa difícil. Pensando em facilitar o acesso a esses documentos, o pesquisador Juca Muthier, de Salvador, se reuniu com um grupo multidisciplinar de profissionais e desenvolveu ‘Blu’, um aplicativo que centraliza todos os dados clínicos das pessoas em um único lugar.

Originalmente, a startup Blu funciona como um gerenciador de saúde pessoal. O aplicativo surgiu após cinco meses de pesquisa e seu desenvolvimento é focado na troca de informações entre médicos e pacientes, que alimentarão o programa individualmente por meio do registro desses dados. “Consideramos que temos hoje uma versão Beta funcionando, onde é possível agendar, realizar e acompanhar consultas médicas, porém ainda é necessário realizar melhorias e adequar para uma melhor experiência”, explica Muthier.

A iniciativa pretende entrar no mercado logo após a consolidação do aplicativo e a construção de parcerias. Para os desenvolvedores do projeto, o aplicativo contribuirá de forma efetiva com a população. “Ao fazer o paciente ser dono do seu histórico médico e de seus prontuários e facilitar o registro e gerenciamento da saúde pessoal, nós contribuímos para uma sociedade mais consciente e ativa no cuidado com sua saúde”, disse o pesquisador.

Além de Juca Muthier, o projeto reúne os pesquisadores Alice Nery, Harrison Henri, Philippe Quadros e Daniel Melo, que são das áreas de Engenharia de Controle, Automação e Elétrica, Sistemas da Informação, Ciência e Tecnologia e Ciências da Computação. O grupo recebe o incentivo do Programa Centelha, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que estimula a criação de empreendimentos inovadores e participou da incubação na InovAtiva.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação para contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.

Da Redação | Com informações da Ascom/Secti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *