Trabalhadora rural faz pré-lançamento de livro em Linhares

Evento acontece no aniversário da biblioteca pública municipal

Annie Coutinho, de 27 anos, está debruçada no próximo livro “O Escolhido” | Fotos: Kevyn Fracalossi

O aniversário de 56 anos da Biblioteca Pública Municipal “Antônio de Azevedo Lima”, na Praça 22 de Agosto, em Linhares, região norte do Espírito Santo, foi marcado por um pré-lançamento especial. A trabalhadora rural Annie Coutinho, de 27 anos, realizou o sonho de expor o seu livro ‘Inslandream’, uma inspiração do Anime One Piece, que retrata uma ilha dos sonhos onde todas as ambições e sonhos humanos se tornam reais e os piratas estão atrás desta ilha prometida.

Annie, que trabalha na zona rural, enxerga na leitura um mundo novo, mágico e que pode ir além na imaginação de cada um. “Eu gosto de escrever pela experiência de criar um mundo novo, onde o céu não é o limite. A aventura e a emoção que o livro pode trazer através das suas páginas, é única” afirmou.

E a imaginação de Annie já está na finalização do seu próximo livro, ‘O Escolhido’. “Esse livro conta a história do Jesse, um adolescente de 15 anos escolhido para proteger as criaturas da luz que são habitantes do mundo dos espelhos, mas para protegê-los ele precisa aprender a dominar seus poderes e enfrentar a Imperatriz das trevas”, adiantou sem revelar muitos detalhes.

O prefeito Bruno prestigiou o lançamento

O aniversário da biblioteca de Linhares também foi especial para a professora da rede municipal de ensino, Geísa Galvão, de 47 anos. Ela trabalha na Emef Caboclo Bernardo, no bairro Planalto, e faz Mestrado em Educação pela Universidad Europea del Atlântico, da Espanha. Ela expôs os cinco títulos que já escreveu e são usados nas escolas municipais.

Para estimular o incentivo à leitura e escrita das crianças, Geísa já publicou cinco livros de contos juvenis trazendo temas relevantes sobre os panoramas social, histórico, geográfico e cultural do Espírito Santo. Dentre eles o livro ‘Laura no Reino de Chocolate’ destacando o município como um dos maiores produtores de cacau do Brasil.

“Comecei a escrever de 2007 para 2008 quando concluí o curso de Pedagogia. Eu precisei pesquisar sobre a estrutura textual do conto para defender o TCC sobre o incentivo à leitura dos estudantes. Eu que já gostava de histórias e estórias, acabei me apaixonando por esse mundo”, conta.

O lançamento só foi concretizado em 2016 na 24° Bienal do livro de São Paulo, com o título ‘Luiza’. Em seguida os contos ‘Helena’ e o ‘Tesouro dos Jesuítas’, ‘Laura no Reino de Chocolate, ‘Maíra e o Vale do Mulembá’ e ‘Jaqueline de Cullinan’.

“Fico muito feliz em saber que algumas escolas municipais de todo o estado estão conhecendo e trabalhando com os livros”, disse Geísa.

“Comemorar o aniversário da biblioteca pública municipal é algo gratificante. Eu cresci usando esse equipamento público e tenho certeza que diversos cidadãos também tem uma lembrança de um momento de estudo ou de uma prazerosa leitura. Mesmo na era da digitalização, nossa biblioteca está se modernizando, evoluindo e acompanhando isso sem abrir mão de oferecer uma ampla estrutura para os usuários”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Roque Chile.

Por Michel Freitas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *