EDP leva Van da Boa Energia e palestras sobre uso eficiente da energia e oportunidades para Água Doce do Norte

A unidade móvel da EDP estará na Praça Municipal Flauzino Lopes Botelho, no Centro, das 9h às 16 horas | Foto: Divulgação/EDP

Substituição de lâmpadas obsoletas por LED, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, alteração de titularidade da fatura, segunda via de conta, negociação de débitos são alguns dos serviços disponíveis na unidade móvel de atendimento

A Van da Boa Energia estará na próxima quinta-feira, 29, na cidade de Água Doce do Norte, para oferecer à população o acesso facilitado aos serviços da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo. A unidade volante de atendimento evita que os clientes tenham que se deslocar até uma agência física da companhia para realizar solicitações e serviços.

Entre os serviços levados pela EDP, os clientes poderão trocar lâmpadas incandescentes, alógenas e fluorescentes compactas por equipamentos mais eficientes com tecnologia LED, que promove maior economia e favorece o consumo sustentável.

Para realizar a troca das lâmpadas, o cliente deve residir na cidade e estar munido da última fatura de energia (classificação residencial) e documento de identidade. No local, o cliente poderá entregar até seis lâmpadas de maior consumo (incandescentes, alógenas ou fluorescentes compactas) para receber a mesma quantidade de equipamentos LED. Lembrando que as lâmpadas precisam está em funcionamento.

“Com a substituição das lâmpadas, a EDP incentiva a utilização correta e segura da energia elétrica, e beneficia os moradores da área de concessão, já que proporciona uma economia real para os clientes. A iluminação das residências, dependendo do hábito de consumo familiar, pode representar cerca de 15% do consumo total de energia. Nossa expectativa é substituir 60 mil lâmpadas no segundo semestre”, afirma gestor da EDP, Adilson Herzog.

Na unidade móvel da EDP, que estará na Praça Municipal Flauzino Lopes Botelho, no Centro, das 9h às 16 horas, será possível ainda tratar de diferentes assuntos como negociação de dívidas, troca de titularidade da fatura, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, impressão de 2ª via da conta de luz, solicitações de religação, entre outros.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tem como objetivo promover a sustentabilidade e incentivar o consumo consciente.

Tarifa Social de Energia

Na unidade móvel de atendimento é possível ter informações importantes e realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício que pode reduzir em até 65% a conta de energia elétrica das famílias inseridas nos programas sociais do Governo Federal. O desconto é concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados como de baixa renda.

O benefício varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês) e é aplicado somente a uma unidade consumidora por família. O cadastro e mais detalhes também estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial

Palestra e orientações

Outra iniciativa que a EDP está levando para Água Doce do Norte, são palestras educacionais e de orientação sobre eficiência energética. Na quarta-feira, dia 28, os alunos da Escola Estadual Sebastião Coimbra Elizeu e da Escola Municipal Nilsa Alves Figueira, terão a oportunidade de participar do evento, vivenciar experimentos, jogos e brincadeiras, que abordam e reforçam a importância do uso seguro e racional da energia.

Já na quinta-feira, dia 29, a Distribuidora levará para a Praça Municipal Flauzino Lopes Botelho, no Centro, às 18 horas, uma palestra com orientações sobre oportunidades da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética, que é realizada todos os anos. Em 2022, a EDP disponibilizou um total de R$ 2,3 milhões para o incentivo de projetos que tenham como objetivo a conservação e o uso racional da energia elétrica na área de concessão, e que estão sendo aplicados em 2023.

As iniciativas abrangem benefícios públicos e/ou privados, promovendo a transformação por meio da eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica. Podem ser beneficiadas ações de pessoas físicas e jurídicas que visem a melhoria ou a substituição de instalações na rede elétrica, equipamentos e sistemas de controle de uso de eletricidade, a fim de reduzir o consumo de energia em residências, comércio, indústrias, prédios públicos e particulares, hospitais públicos e entidades beneficentes, iluminação pública, entre outros.

Os projetos são avaliados por uma comissão julgadora formada por colaboradores da EDP, conforme critérios técnicos estabelecidos no edital. A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“Nas escolas, o intuito do projeto é que o conhecimento adquirido ultrapasse os muros e seja compartilhado com os familiares e com a comunidade. Para isso, as informações são transmitidas de maneira simples, lúdica e divertida, facilitando o aprendizado. Já na assembleia da Prefeitura vamos esclarecer sobre as oportunidades de eficiência energética e como a administração pública, pessoas físicas e jurídicas, além de empresas podem se beneficiar com a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética”, destaca o gestor.

Investimento

Com um investimento de R$ 10 milhões e beneficiando mais de 95 mil habitantes, distribuídos entre os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Ecoporanga e Vila Pavão, a EDP colocou em operação a Subestação Paulista. O empreendimento eleva a capacidade do sistema energético e permite a ampliação do abastecimento de energia, assegurando o crescimento econômico local e qualidade do fornecimento para os clientes atendidos na região.

A subestação conta com dois níveis de tensão (69/13,8 kV), dois transformadores de suprimento 138/69 kV de 50 MVA de potência, totalizando 100 MVA, que suprem, através de uma linha de distribuição de 69 kV, as subestações de Barra de São Francisco, Mantenópolis, Três Barras, Ecoporanga e Vila Pavão, dois transformadores de 12,5 MVA de potência, totalizando 25 MVA, distribuídos em quatro alimentadores de média tensão.

A unidade é 100% digitalizada e conta moderno sistema de automação e supervisão, toda a sua iluminação conta com lâmpadas LED, garantindo maior eficiência e reforçando a preocupação da empresa com a comunidade e meio ambiente.

“Com mais este investimento, a EDP reforça seu compromisso com o Espírito Santo. A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para dar suporte ao aumento da demanda, garantindo o atendimento ao mercado e reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança” destaca o diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba.

Todas as subestações da Concessionária são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação Integrado (COI), localizado em Carapina, na Serra/ES. É a partir do COI, operando 24 horas, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo, conferindo eficácia no atendimento aos mais de 1,7 milhões de clientes. Dessa central, também, é possível monitorar em tempo real a rede elétrica que abastece toda a área de concessão da Distribuidora, e ainda, prover suporte de análise metrológica.

Por Fernanda Carlesso Lozer


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *