Novo aplicativo simula pesquisas nos arquivos da história política do Brasil

Game Casa Acervo

O game educativo é uma maneira lúdica e diferente de explorar as fontes históricas e o universo dos arquivos e da pesquisa. Para jogar, é só baixar o aplicativo Casa Acervo na loja de aplicativos, de forma gratuita.

O lançamento faz parte das comemorações da Escola pelos seus 50 anos | Foto: FGV

A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) lançou o aplicativo Game Casa Acervo, que simula pesquisa nos arquivos pessoais de personagens da história política do Brasil. A partir de diferentes missões, o jogador pode passear por diversos tipos documentais e temáticas. O lançamento faz parte das comemorações da Escola pelos seus 50 anos.

O game educativo é uma maneira lúdica e diferente de explorar as fontes históricas e o universo dos arquivos e da pesquisa. Para jogar, é só baixar o aplicativo Casa Acervo na loja de aplicativos, de forma gratuita. Ao acessar o jogo, também é possível conhecer o acervo do FGV CPDOC e visitar a exposição virtual “Saio da vida para entrar para a História: Getúlio Vargas e a Propaganda Política (1930-1954)”.

Game Casa Acervo é mais uma iniciativa do Projeto Difusão e Educação Patrimonial do FGV CPDOC, que desde 2017, busca potencializar o acesso ao acervo histórico pela sociedade, promovendo a inclusão social por meio da educação patrimonial. O projeto também visa desenvolver atividades presenciais e a distância para alunos dos ensinos fundamental e médio, graduandos e profissionais das áreas de educação e de acervo.

O Projeto Difusão e Educação Patrimonial contempla ainda Oficinas de Uso de Fontes Históricas em Sala de Aula, a fim de capacitar professores para essa atividade e criar materiais didáticos a partir dos documentos históricos do CPDOC; e o Escola no Acervo, projeto de visitas presenciais ao arquivo pessoal de Getúlio Vargas e ao acervo do FGV CPDOC, com atividades multimídias e interativas sobre o mundo dos arquivos.

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *