Incaper realiza 1º Encontro Regional de Fruticultura Tropical, em Laranja da Terra

Foto: Divulgação/Incaper

Um encontro para tratar de temas relacionados às cadeias produtivas da graviola, goiaba, pitaia, maracujá e uva. É o 1º Encontro Regional de Fruticultura Tropical, que foi realizado no município de Laranja da Terra, nessas quarta-feira (28) e quinta-feira (29). Evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Prefeitura do município.

Na quarta-feira, na abertura do evento, o extensionista do Incaper, Felipe Vilasboas, apresentou palestra sobre o sistema de produção da graviola, abordando temas como escolha da área para plantio, adubação, poda e manejo de pragas e doenças. Também foram abordados o mercado, a comercialização e as potencialidades da fruta no Estado. 

À tarde, o tema foi o sistema de produção da goiaba, apresentado pelo consultor técnico Erli Röpke, que abordou problemas abióticos na cultura e características das cultivares Cortibel e demais variedades. Logo após, o tema Mercado e Comercialização de frutas em geral foi ministrado pelo gerente de compras do Peterfrut, Fabrício Brambila e pelo comprador Daniel Coelho.

Na quinta-feira (29), o tema Cultivares e Sistemas de Produção da Pitaia foi abordado pelo palestrante Fábio Faleiro, pesquisador em genética e biotecnologia, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados. Na sequência, o sistema de produção de uva foi apresentado pelo extensionista rural do Incaper, cedido ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Cássio Vinícius de Souza, mestre em Produção Vegetal. 

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa); Idaf, e as empresas Frucafé e Peterfrut, apoiaram o encontro de Fruticultura.

Lançamento

Durante o evento, as pesquisadoras do Incaper, Edileuza Aparecida Vital Galeano, doutora em Economia; e Sara Dousseau, doutora em Agronomia/Fisiologia Vegetal, realizaram o lançamento do livro: ‘Cadeia Produtiva do Maracujá no Espírito Santo’, aproveitando o espaço e a oportunidade de levar o conteúdo aos produtores e profissionais ligados à cultura. 

De acordo com Edileuza Aparecida Vital Galeano, autora da publicação, a pesquisa da cadeia produtiva da fruticultura mostrou que o maracujá é a fruta com maior volume processado entre todas as frutas pesquisadas. Na amostra de 21 agroindústrias que que têm como base o maracujá, foram processadas cerca de 8,4 mil toneladas, representando cerca de 50% da produção capixaba da fruta.

“Percebemos, no entanto, que cerca de 70% do maracujá processado nas agroindústrias capixabas vêm de outros Estados. Isso mostra que há uma demanda não atendida pela produção capixaba e que há espaço para ampliar a produção”, explica a pesquisadora do Incaper. A pesquisa ainda estima, considerando todas as agroindústrias atuantes no Espírito Santo, que o volume processado de maracujá pode ser em torno de 11,3 mil toneladas.

Por Daniel Borges


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *