EDP dá dicas para deixar a casa mais segura contra incêndios no inverno 

Garantir que as instalações elétricas internas da residência estejam em bom estado e sem sobrecarga é essencial à segurança  

Foto: Divulgação/EDP

Com a chegada do inverno torna-se mais frequente o uso de equipamentos eletrodomésticos com resistência, como aquecedores, secador de cabelo e chuveiro elétrico, o que aumenta o risco de curto-circuito, choques elétricos e incêndios. Para garantir a proteção dos moradores e evitar acidentes graves é essencial ter uma instalação elétrica interna segura e redobrar os cuidados. A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, preparou dicas para ajudar na redução desses riscos, garantindo a segurança em casa e da família.  

Dados do anuário da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) mostram que, em 2022, houve um aumento de 32,3% dos incêndios de origem elétrica no Brasil, em comparação ao ano anterior, totalizando 874 registros. Desse total, os casos provocados por acidentes com equipamentos elétricos dentro de casa representam 41,4%, sendo 362 ocorrências e 29 mortes. Segundo o levantamento, a maioria dos incêndios domésticos acontecem quando os dispositivos de proteção – fusíveis e/ou disjuntores – não atuam corretamente. 

Nessa situação, o aquecimento dos condutores pode provocar a entrada em combustão de materiais próximos às instalações ou conexões. E, ao encontrar um ambiente de propagação, como cortina, tapete ou outro objeto inflamável, evolui para um incêndio.  

De acordo com o gestor da EDP, Adilson Herzog, o primeiro cuidado é verificar o dimensionamento dos circuitos elétricos da residência e se certificar que está adequado para suportar a carga demandada pelos aparelhos e equipamentos utilizados. Sobrecarregar as tomadas pode levar ao superaquecimento dos fios e causar incêndios.  

“Faça inspeções periódicas em sua instalação elétrica para verificar a integridade dos fios, tomadas e interruptores. Se notar qualquer sinal de desgaste, fios descascados ou mau funcionamento, chame um eletricista para avaliar e corrigir o problema. Além disso, siga sempre as normas e regulamentações vigentes para garantir a segurança de sua residência e de todos os moradores. A segurança elétrica é um assunto sério”, completa. 

É importante evitar improvisos, não utilizar fios desencapados, fitas adesivas ou extensões elétricas irregulares para realizar conexões. Essas “gambiarras” aumentam os riscos de curto-circuito, choques elétricos e incêndios. O mesmo cuidado se estende aos benjamins ou T’s, o ideal é não usar, evitando sobrecarga nas tomadas.  

Vale destacar que o inverno coincide com o período de férias escolares das crianças. Em razão disso, a orientação especial aos pais e responsáveis é para reforçar com seus filhos sobre os perigos elétricos e as medidas de segurança a serem seguidas, como evitar puxões nos fios das tomadas e não tocar em equipamentos elétricos com as mãos molhadas.  

Outro ponto importante é sobre o uso do celular. Nunca utilize o equipamento enquanto estiver carregando a bateria. Os aparelhos quando estão ligados na tomada sofrem aumento da temperatura e no caso de superaquecimento pode causar sério risco a quem estiver em contato direto. 

Confira mais dicas:  

  • Uso adequado de aquecedores portáteis: Ao utilizar aquecedores portáteis, mantenha-os afastados de móveis, cortinas, roupas e outros materiais inflamáveis. Nunca deixe um aquecedor ligado quando sair de casa. Certifique-se de que há espaço suficiente ao redor do aquecedor para garantir uma ventilação adequada. Evite sobrecarregar tomadas elétricas com múltiplos aparelhos. 
  • Contrate um profissional qualificado: Para qualquer trabalho relacionado à instalação, reparo ou manutenção elétrica em sua residência, é recomendável contratar um eletricista qualificado. Eles possuem o conhecimento e as habilidades necessárias para garantir uma instalação segura e de acordo com as normas técnicas. 
  • Verifique o dimensionamento dos circuitos: Certifique-se de que a capacidade dos circuitos elétricos é adequada para suportar a carga elétrica demandada pelos aparelhos e equipamentos utilizados em sua residência. Sobrecarregar os circuitos pode levar ao superaquecimento dos fios e causar incêndios. 
  • Água x Energia elétrica: Evite o contato direto de fios e equipamentos elétricos com água. Nunca toque em interruptores, tomadas ou aparelhos elétricos com as mãos molhadas. Mantenha a instalação elétrica afastada de pias, chuveiros e áreas com água. 
  • Faça inspeções regulares: Realize inspeções periódicas em sua instalação elétrica, verificando a integridade dos fios, tomadas e interruptores. Se notar qualquer sinal de desgaste, fios descascados ou mau funcionamento, chame um eletricista para avaliar e corrigir o problema. 

Por Bruna Littig


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *