Unidade de Vigilância em Zoonoses mantém alerta para casos de esporotricose em Linhares

Foto: Divulgação/PML/ES

 A secretaria municipal de Saúde de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), alerta para o número casos da doença esporotricose. Até o momento, o município registrou 92 casos da doença em humanos. Já em gatos, são em média, de seis a 10 animais diagnosticados com a doença por semana.

A esporotricose é um tipo de fungo encontrado no meio ambiente, copas das árvores, jardins e hortas, transmitido aos gatos pelo contato com o fungo no meio ambiente e, também, pelo contato com outros animais doentes. Nos seres humanos a contaminação acontece pelo contato com o fungo e com animais doentes.

Os sintomas mais comuns tanto nos gatos como nos humanos são lesões de pele. Alguns animais podem apresentar espirros constantes e espirros com sangue.

O assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, orienta que a população fique atenta aos sintomas. “Orientamos que a população fique atenta aos gatos e caso apresente qualquer sintoma suspeito da doença entre em contato com veterinário de sua confiança, ou entre em contato com o Centro de Controle de Zoonozes para o correto diagnóstico”, explica Lubiana.

O número para contato com a Unidade de Zoonoses de Linhares é o 3371-4098. Pessoas com suspeitas da doença devem procurar a Unidade Básica de Saúde de saúde mais próxima de sua residência.

Por Rosimeri Ronquetti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *