Ponto da Moda abre inscrições para curso gratuito de costura industrial em Salvador

Com patrocínio da Braskem e realização da Lavoro Brasil, o projeto oferece 80 vagas em sua segunda edição

Projeto Ponto da Moda | Foto: ATcom

Quem sonha em atuar na indústria têxtil e tem mais de 18 anos pode concorrer, a partir desta segunda-feira, 10, a uma das 80 vagas do projeto Ponto da Moda, que oferece curso gratuito de formação profissional com foco em costura industrial. As inscrições para as primeiras turmas seguem até sexta-feira, 14, por meio do link bit.ly/projetopontodamoda. Em sua segunda edição, a iniciativa é realizada pela Lavoro Brasil e conta com patrocínio da Braskem e apoio do Condomínio Bahia Têxtil.

Com aulas agendadas para início em 24 de julho, a ação visa formar uma nova geração de operadores polivalentes para o setor de confecção. “O Ponto da Moda conta com um laboratório equipado com todas as ferramentas necessárias para uma aprendizagem de qualidade. A proposta é que os participantes saiam da sala de aula preparados para enfrentar os desafios da profissão”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Para concorrer a uma das vagas, é preciso estar desempregado e ter uma renda familiar inferior a dois salários mínimos, além de preferencialmente ser morador de um dos 14 bairros da Península de Itapagipe. Após a inscrição, os candidatos devem ficar atentos à página da Lavoro Brasil (@lavorobrasil), no Instagram, onde será publicada a convocação para a avaliação de habilidades. Essa etapa, que é eliminatória, ocorrerá entre os dias 17 e 19 de julho, na sede do projeto, no bairro do Uruguai.

Capacitação

Este ano, o Ponto da Moda oferece o curso de operador polivalente do setor de confecção, com a proposta de formar costureiros que tenham o domínio na operação de diferentes máquinas utilizadas no segmento. No total, serão 350 horas de aula, distribuídas em quatro módulos e um trabalho final que consiste na produção de peças a serem apresentadas em um desfile.

O módulo principal, técnico-específico, irá abordar temas como tecnologia de máquinas de costura e materiais; princípios básicos de costura; práticas das operações-chave da costura industrial; execução de atividade com os gráficos de desempenho; planejamento e organização do trabalho; entre outros. O curso ainda conta com módulos de desenho técnico aplicado e modelagem técnica aplicada, além de sustentabilidade e meio ambiente. 

“Além de capacitar tecnicamente moradores da Península de Itapagipe, também buscamos estimular uma reflexão sobre a sustentabilidade no segmento têxtil, por meio da promoção de uma discussão sobre reciclagem e circularidade no processo produtivo”, explica Magnólia Borges.

As aulas das primeiras turmas serão realizadas entre os meses de julho e outubro, na Rua do Uruguay, 151, Uruguai, nos turnos matutino e vespertino, possibilitando a adesão de acordo com a disponibilidade de horários dos participantes. Ao final das atividades, os alunos receberão um certificado.

“Os jovens precisam de trabalho e oportunidades; nós precisamos de profissionais e estamos dispostos a contribuir junto a essa iniciativa social e parceria tão importante com a Braskem”, pontua Hari Hartmann, presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest) e do Conselho do Condomínio Bahia Têxtil.

Por Mateus Ribeiro


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *