Itarana comemora Semana da Agricultura Familiar com três dias de eventos

Foto: Divulgação

Entre os dias 26 e 28 de julho, o município de Itarana, região central serrana do Espírito Santo, comemora a Semana da Agricultura Familiar, com encontros e palestras técnicas, além de apresentações culturais e orientações sobre crédito rural. Os três dias de evento serão realizados no auditório da Igreja Matriz, no centro da cidade, sempre a partir das 08h30.

Os três dias terão programações com palestras técnicas que envolvem diversas cadeias produtivas, adotadas por agricultores familiares de Itarana, entre elas, plantio, colheita, manejo de pragas e doenças para cafés, cacau, abacate, banana, mais detalhes sobre a eficiência de novos fertilizantes, educação financeira no campo, linhas de crédito agrícola, entre outros temas relevantes para a agricultura familiar local.

O cenário da agropecuária, o município de Itarana destaca-se pela diversificação, sendo a principal atividade o cultivo de Café Arábica nas áreas altas e frias. As demais atividades importantes são café conilon, banana, inhame, feijão, milho, olericultura, goiaba, limão e pecuária de leite voltada para a produção de queijo.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itarana conta atualmente 1.221 propriedades rurais, sendo que 55% destas com até 10 hectares. Segundo informações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) para os anos de 2020 a 2023, a mão de obra do município é predominantemente de base familiar com 91,72% e 8,28% não familiar, com um número grande de parceiros agrícolas.

O extensionista e coordenador do escritório local do Incaper em Itarana, Sérgio Luiz Gaiba Batista, contou que a equipe local atua com os agricultores nas mais diversas atividades e oportunidades.

“Durante alguns anos, observamos a diminuição da mão de obra no campo e isso se deu por vários fatores. Em contrapartida, o produtor rural de Itarana vem buscando alternativas para substituir esse déficit como, por exemplo, a presença cada vez maior de escavadeira hidráulica na preparação das áreas de plantio, o uso de drones nas pulverizações e a substituição de algumas ferramentas manuais que demandam um número maior de mão de obra por equipamentos motorizados. Portanto, lançam mão de manejo e tecnologias que facilitam a colheita como forma de atrair mão de obra, entre outas ações, com intuito de manter e atraí-la em um momento de escassez”, disse.

“A nossa ideia é transformar essa semana em um evento continuo e para isso será criado um projeto de lei que assegure a continuidade desse evento mesmo em outras gestões de prefeitos e vereadores”, lembra Batista.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Incaper local, também sob os cuidados do extensionista César Santos Carvalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itarana.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones: (27) 37204626 ou final 4630, ou pelos e-mails: incaper@incaper.es.gov.br ou semama@Itarana.es.gov.br

Por Tatiana Toniato Caus e Daniel Borges


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *