Itaúnas recebe 1ª Feira de Culturas Tradicionais apoiada pela Suzano

Feira acontece nos dias 15 e 16 e de 20 a 23 de julho, em meio a programação do 21º Festival Nacional Forró de Itaúnas

A Associação Amigos da Justiça realiza, nos dias 15 e 16 e de 20 a 23 de julho, a 1ª Feira de Culturas Tradicionais de Conceição da Barra, na praça central da Vila de Itaúnas, região norte do Espírito Santo. O evento vai contar com exposição e venda de artesanatos das Comunidades Quilombolas e de Assentamentos de Agricultura Familiar da região, além de apresentação de grupos folclóricos. A feira é patrocinada pela Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.

De acordo com Aline Busatto, coordenadora do projeto Atelier Social Art (ASA) do Amigos da Justiça, a feira trás para a praça o resultado do ASA, que aconteceu em mais de 20 comunidades rurais, com aporte financeiro da Suzano, e que teve o objetivo de promover a inclusão social por meio do artesanato. “Todo material exposto na feira é resultado das nossas oficinas, além do próprio artesanato espontâneo, fruto do conhecimento das Culturas Tradicionais e do fazer artesanal, presente nesses Territórios”, ressalta.

Dentre os produtos que serão expostos na feira, estão peças produzidas com fibra de bananeira, fibra de cana, madeira, cipó, tecidos, lã e ferro, além de itens religiosos e do folclore local, como miniaturas do chapéu do Reis de Boi, de Estandartes e bonecas de pano representando o Jongo. Na parte de alimentação, haverá beiju, tapioca e outros produtos típicos produzidos pela Casa de Farinha do Coletivo Mulheres em Ação do Braço do Rio e pela Associação Sapê do Norte.

A feira acontece durante a programação da 21º edição do Festival Nacional Forró de Itaúnas (FENFIT), evento que atrai milhares de turistas de todo país para a vila. “A gente está aproveitando para mostrar ao público os trabalhos e experimentar esse potencial turístico de Itaúnas durante o festival, além de permitir que as comunidades experienciem esse momento de estar dentro de uma feira, colocando seus produtos a venda”, afirma Aline Busatto.

Para o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, o apoio da empresa a essa iniciativa contribui para a geração de renda nas comunidades tradicionais da região, onde a empresa tem bases florestais. A iniciativa “está alinhada com o compromisso da Suzano em contribuir para que 200 mil pessoas saiam da condição de pobreza, até 2030, nas áreas de atuação da companhia”.

A feira também tem o apoio da Prefeitura de Conceição da Barra, Parque Estadual de Itaúnas, SESI, SENAC e Secretaria de Estado da Cultura. Segue abaixo a programação cultural da feira.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

15 /07

  • 16h Apresentação de Teatro Infantil
  • 19h Jongo Mirim de Nossa Senhora Aparecida/ Comunidade das Barreiras

16/07

  • 16h Apresentação de Teatro Infantil
  • 19h Jongo de Nossa Senhora Aparecida/ Comunidade Quilombola do Córrego do Alexandre

20/07

  • 16h Oficina de construção de brinquedo Tradicional do Brasil
  • 19h Jongo de Santa Isabel/ Comunidade Santa Isabel

21/07

  • 16h Apresentação de Teatro Infantil
  • 19h Jongo de Nossa Santa Ana/ Comunidade Quilombola de Santana

22/07

  • 16h Apresentação de Teatro Infantil
  • 19h Jongo de Mestre Nilo/ Comunidade Quilombola de Santana

Por Edson Sodré | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *