Domingos Martins recebe 28ª edição do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular

Foto: Lorenzo Savergnini

A 28ª edição do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, região sul do Espírito Santo, começa nesta sexta-feira (14), em Campinho, sede do município, localizado nas montanhas capixabas. A programação conta com atrações que vão desde concertos, com orquestras e grupos sinfônicos, a shows de música popular, com artistas da música local e nomes consagrados nacionalmente, somando mais de 70 atrações.

Confira a programação completa no site do festival.

Além dos concertos e shows, o festival mantém seu compromisso com a formação e a atualização de músicas, por meio de 15 oficinas abertas ao público em geral e cinco destinadas exclusivamente à população de Domingos Martins, ministradas por um corpo docente formado por profissionais renomados. Haverá ainda uma oficina de música exclusiva para crianças – que fez sucesso na edição anterior do evento.

A coordenação pedagógica está sob o comando do maestro Eduardo Lucas, que possui vasta experiência no Projeto Vale Música Serra e na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Sob sua liderança, a Banda Sinfônica Vale Música, Vale Música Jazz Band, Malê Big Band, A Maravilhosa & Mágica Orquestra de Rua (Ammor) e a Orquestra Jovem Capixaba apresentam repertórios diversificados, incluindo homenagens a grandes nomes da música brasileira e internacional.

Orquestra Sinfônica

Wagner Tiso | Foto: Divulgação

A abertura do festival, no palco principal, fica por conta da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), que divide o palco com o renomado pianista Wagner Tiso. A apresentação é aberta ao público e tem início às 20h30, na Praça Dr. Arthur Gehardt.

De acordo com o maestro Helder Trefzger, a participação da orquestra é uma ótima

oportunidade de reunir um repertório diversificado para um grande público em um dos festivais mais tradicionais do país. “Será um enorme prazer dividir novamente o palco com o grande pianista Wagner Tiso, em que o repertório escolhido homenageia a obra de Villa-Lobos nas canções ‘Mandu-Çarará’, com inspiração de temática indígena, ‘Choro de Mãe’, um clássico da era moderna do Choro e ‘Cenas Brasileiras’, um rico e variado painel sonoro.”

A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo já faz parte da trajetória do festival, tendo tocado em quase todas as edições. Em seu histórico de apresentações, destacam-se concertos ao lado de grupos como Brasilidade Geral e a banda Club Big Beatles, a apresentação da grandiosa obra “Réquiem de Mozart”, além do clássico Rock Sinfônico.

Por Tiago Zanoli 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *