Indústria extrativa do ES cresceu 8,4% em maio

Foto: Samarco

O aumento da produção de pelotas de minério de ferro e da extração de petróleo e gás natural fez a indústria extrativa capixaba crescer 8,4% em maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O segmento contribuiu para que a produção industrial tivesse aumento de 1,3%. 

Os dados foram compilados pelo Observatório da Indústria da Findes e fazem parte da pesquisa de Produção Industrial Mensal (PIM) do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (13/7). 

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, lembra que a indústria extrativa é uma parte importante da economia do Espírito Santo.   

“O bom desempenho desse setor nos deixa otimista, principalmente quando olhamos para trás. No ano passado, esse foi um segmento que não teve bons resultados. A indústria capixaba representa 27,4% da economia do Estado e a extrativa (commodities como petróleo, gás, minério) representa quase um terço desse valor”, explica. 

A industrial comenta ainda as boas perspectivas que o setor extrativo tem para este ano. Segundo a presidente, o segmento deve continuar impulsionando a economia capixaba e gerando ainda mais empregos e oportunidades.  

Na última semana, a Samarco anunciou que vai investir R$ 1,3 bilhão para dobrar sua capacidade atual de produção até o primeiro trimestre de 2025, chegando a 60%. Além disso, informou que priorizará a contratação de pessoas da região, com destaque para mão de obra feminina e PCD, e capacitar a mão de obra local de acordo com as demandas dos projetos.    

“A Findes acompanha de perto anúncios como o feito pelo setor, entre eles destaco o realizado pela Samarco. Além disso, neste ano, vamos contar com a produção da FPSO Cidade de Anchieta. A plataforma estava paralisada desde o início de 2022 e voltou a operar apenas no final de dezembro”, comenta Cris Samorini. 

Os dados da PIM mostraram ainda que os resultados obtidos em maio de 2023, na comparação com maio de 2022, só não foram maiores pois a indústria de transformação recuou 9,6%.  

Nesse período, minerais não-metálicos (-20,7%), metalurgia (-9,3%) e papel e celulose (-8,3%) recuaram. A única atividade a registrar avanço foi a produção de alimentos, que cresceu 7,9%, impulsionada pelo aumento de produção de café solúvel, leite, carnes de bovinos congeladas e bombons. 

Indústria extrativa cresceu 3,8% de janeiro a maio 

A produção da indústria geral capixaba recuou 1,7% de janeiro a maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado só não foi menor pois a indústria extrativa cresceu 3,8%, enquanto a de transformação reduzia 10,5%.  

A gerente executiva do Observatório da Indústria e economista-chefe da Findes, Marília Silva, comenta que entre os fatores que podem explicar o crescimento desse setor no Estado está a retomada da produção na FPSO Cidade de Anchieta. “Além disso, houve maior produção onshore no Norte do Espírito Santo no período, impulsionada pela maior diversificação de petroleiras e revitalização de áreas”, comenta. 

De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP), a produção de petróleo no Espírito Santo totalizou cerca de 24 milhões de barris de janeiro a maio, patamar 1,5% acima do registrado no mesmo período de 2022. Já a produção de gás natural atingiu 593 milhões de m³, avanço de 0,6% em relação ao ano passado.

Por Siumara Gonçalves 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *