Região do Alto São Rafael, em Linhares, pode ganhar uma rota do agroturismo

Autoridades e representantes da comunidade percorreram os principais pontos turísticos

Fotos: Equipe de Comunicação do Deputado Lucas Scaramussa

Linhares, região norte do Espírito Santo, em breve vai ganhar uma rota do agroturismo. Esse foi o objetivo principal de uma comitiva liderada pelo deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), composta por representantes do Governo do Estado, Aderes, Sebrae-ES e proprietários rurais que realizaram uma visita técnica nesta quinta-feira (13) a diversos pontos da comunidade do Alto São Rafael.

Localizada a cerca de 60 km do Centro do município e repleta de paisagens naturais, como montanhas, lagoas, córregos e cachoeiras, a região começou a atrair ainda mais a atenção do público nos últimos anos com a criação de um polo de cultivo de uvas.

Nesta primeira etapa, as autoridades presentes mapearam as potencialidades e conversaram com Comissão de Agroturismo da Comunidade para apresentar a proposta de criação da rota turística, que poderia contribuir com a melhoria da infraestrutura local, capacitação de mão de obra, divulgação, dentre outros incentivos para que a região do Alto São Rafael receba cada vez mais visitantes.

“O Alto São Rafael tem tudo para se tornar um grande polo do agroturismo capixaba. Tem boas pousadas, chalés, restaurantes, dá para visitar os parreirais, comprar produtos artesanais, tomar um café de qualidade, praticar voo livre e contemplar essa paisagem incrível, que merece ser visitada. Nós vamos trabalhar para incentivar e promover quem quer empreender aqui”, garante o deputado Lucas Scaramussa.

Desenvolvimento sustentável

Participando da visita técnica, o secretário estadual de Turismo, Weverson Meireles parabenizou a comunidade pela mobilização. “É muito bom ver empreendedores e produtores se organizando para o crescimento sustentável na exploração do agroturismo na região”, destacou um dos representantes do Governo do Estado na comitiva.

Para o presidente do Incaper, Franco Fiorot, a rota tem potencial para desenvolver também o entorno, já que a região está no limite de Linhares com os municípios de Governador Lindenberg, Marilândia e Rio Bananal. Ele também colocou o instituto à disposição para impulsionar a produção local. “Traçamos estratégias para contribuir por meio da pesquisa e extensão do rural do Incaper”, afirmou.

Autoridades presentes

Também participaram da comissão que percorreu os pontos da futura rota do agroturismo do Alto São Rafael o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Rio Bananal, Vandir Nunes Machado, o gerente de Projetos Especiais da Aderes, Samuel Messias, a gerente regional do Sebrae-ES, Carla Bortolozzo, os diretores de Turismo e Cultura de Governador Lindenberg, Ademir Celim e Leandro Peroni, respectivamente, o diretor da Escola Família Agrícola de Marilândia, Mateus Fornaciari, e os vereadores Roninho Passos, de Linhares, e Adilson Reggiani, de Marilândia.

Da Redação | Com informações da Assessoria do Deputado


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *