Senai ES recebe caminhão escola 5G Truck para mostrar a transformação digital na prática

O caminhão itinerante estará no Senai Vitória e Senai Civit, na próxima semana, com cursos gratuitos sobre Indústria 5G

Interior da carreta 5G | Foto: Huawei

Entre os dias 17 e 21 julho, Vitória e Serra receberão o Huawei 5G RoadShow. Um hub interativo desenvolvido pela parceria Huawei do Brasil e Senai Cimatec que percorre diversas cidades do país levando conhecimento sobre tecnologia móvel de 5ª geração. O caminhão itinerante 5G Truck estará nas unidades Senai de Vitória e da Serra (Civit), aberto ao público, para difundir a experiência de alta conectividade para quem deseja atuar ou desenvolver tecnologias voltadas para as redes 5G.   

[Confira e se inscreva: www.caminhaoescola5g.com.br/inscrições]

O caminhão conta com sete instalações que mostram como a tecnologia pode mudar setores econômicos, melhorando a eficiência e promovendo novas formas de geração de riquezas, de trabalho e de aprendizado. Quem tiver interesse pode visitar a carreta, assim como assistir à uma breve introdução sobre 5G, além de participar de minicursos sobre temas ligados ao 5G.

Para o especialista do Senai ES, Edgar Segundo Monteiro, é um momento de capacitação e ampliação sobre os conhecimentos da transformação digital no Brasil. “A chegada da carreta é uma oportunidade para nos atualizarmos sobre a tecnologia 5G. Inclusive, os nossos instrutores do Senai receberão essa capacitação com objetivo de aprimorar cada vez mais o currículo e poder oferecer à sociedade capixaba uma educação de qualidade de ponta, atendendo as novas necessidades das indústrias e suas tecnologias”, ressalta.  A carreta estará aberta à visitação no Senai Vitória, nos dias 17 e 18 de julho, e no Senai Serra, nos dias 20 e 21 de julho, das 10h às 17h (cursos) e das 10h às 19h (visitação). Os interessados em realizar os minicursos deverão realizar as inscrições gratuitas pelo www.caminhaoescola5g.com.br/inscrições escolhendo dia e horário. Cada turma tem capacidade para 11 alunos. 

Os minicursos são:

  • Indústria 5G;   
  • Agricultura 5G; 
  • Porto 5G; 
  • Campus 5G; 
  • Experiência 5G (ao final, demonstração das aplicações de realidade virtual e mista para a imersão dos alunos).

Para o diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei Brasil, Tiago Fontes, o incentivo à formação profissional para o setor de TIC é um dos objetivos do projeto. “O Brasil precisa diminuir o déficit de mão de obra qualificada de modo a acelerar a transformação digital no país e o 5G Truck é uma contribuição a esse processo. O 5G é a base para um ecossistema de soluções que inclui o cloud computing, a internet das coisas e a inteligência artificial. Quem visitar o 5G Truck poderá ver exemplos dos usos dessas tecnologias na prática”, explica Fontes.

“Estamos entusiasmados em colaborar com a Huawei novamente neste projeto revolucionário. O Caminhão 5G, agora em seu segundo ano de operação, leva a experiência da tecnologia de última geração diretamente para as cidades por onde passa. Com essa iniciativa, estamos promovendo a educação e possibilitando que mais pessoas vivenciem as possibilidades transformadoras do 5G. Estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento tecnológico e capacitar as comunidades para o futuro digital”, diz Luiz Fernando Taboada, gerente executivo do Senai Cimatec.

Caminhão itinerante

Até março de 2024, o 5G Truck terá passado por 35 cidades. As próximas paradas são: Vitória (ES), Serra (ES), Sorocaba (SP), Joinville (SC), Florianópolis (SC), Gramado (RS), Brasília (DF), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Toledo (PR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Palmas (TO), São Luís (MA), Teresina (PI), Pereiro (CE), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Vitória da Conquista (BA), Campo dos Goytacazes (RJ), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP).  

O projeto é uma iniciativa da Huawei, em parceria com o Senai Cimatec, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e o Instituto Iracema (Ceará).

Por Natália Magalhães | Com informações da Huawei


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *