EDP faz alerta para as férias escolares: mais de 65 mil capixabas impactados por pipas na rede elétrica em 2023 

Para que os dias de descanso das crianças sejam mais seguros, a EDP orienta sobre os cuidados necessários a fim de evitar acidentes 

Cuidados com pipa na rede elétrica | Fotos: Divulgação/EDP/ES

Soltar pipa é uma brincadeira popular que atravessa gerações e ganha as ruas do Estado, principalmente durante as férias escolares. Nesse período, no entanto, cresce o número de ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica. De janeiro a junho deste ano, 65.933 capixabas tiveram o fornecimento de energia interrompido por ocorrências deste tipo. Ao todo, foram registradas 347 ocorrências. Para que os dias de descanso das crianças sejam mais seguros, a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, orienta sobre os cuidados necessários a fim de evitar acidentes. 

Na Grande Vitória, o número de consumidores afetados pela interrupção da distribuição de energia por essas intercorrências aumentou 72% somente no mês de junho, em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 14.721 para 25.408.  

Nos 70 municípios da área de concessão da EDP no Estado, o maior número de clientes afetados se deve à localização das ocorrências, em trechos mais populosos. Nesse sentido, os moradores de Vila Velha saem na frente. No primeiro semestre, foram 76 ocorrências envolvendo pipas que deixaram 20.360 clientes sem energia momentaneamente no município. Na sequência, estão as cidades de Serra, com 77 ocorrências e 10.787 clientes impactados, e Cariacica, com 56 ocorrências e 9.542 clientes impactados.  

Os acidentes com pipas na rede elétrica impactam ainda os clientes do interior do Estado. Na região Norte, 6.438 clientes já ficaram sem energia este ano. No Sul, esse número mais que dobra e chega a 14.333. Proporcional ao impacto, a quantidade de ocorrências nas duas regiões é, respectivamente, 38 e 79 casos.  

“Em muitos casos conseguimos manobrar de forma automatizada o sistema de distribuição de energia para reduzir a abrangência do dano à rede e o tempo de interrupção do fornecimento nesses locais, porém o transtorno provocado por uma pipa que enrosca na fiação ainda é muito grande, podendo deixar hospitais, escolas, residências e empresas sem energia. E o mais grave é a questão do risco de ferimentos graves e até de morte para quem pratica esta brincadeira sem segurança”, destaca o gestor de operação da EDP, Reinilson Cesário. 

As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam desligamentos ao romper os cabos de energia e, também, podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação.  No período de férias e de maior incidência desse tipo de ocorrência, a EDP intensifica o alerta. “A EDP deve ser acionada imediatamente em caso de qualquer ocorrência que envolva a rede de distribuição de energia. Será encaminhada equipe técnica ao local para reparar o dano causado e para o restabelecimento do sistema”, reforça o gestor. 

Confira abaixo algumas dicas para que a brincadeira possa acontecer com toda a segurança.  

– Busque espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços; 

– Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança. 

– Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves 

acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto, não 

deve ser lançado na rede; 

– Jamais use cerol ou a chamada “linha chilena”. Esses produtos são proibidos e podem também provocar acidentes graves e mortes.  Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito; 

– Não empine pipas perto de estradas e vias de grande circulação de veículos, pois a linha da pipa pode ferir ciclistas e motociclistas, além do risco de atropelamento a quem está praticando a brincadeira. 

Vale ressaltar que em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP pelos canais:  

  • · Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones) 
  • · WhatsApp (27) 9 9772-2549 
  • · Central de Atendimento: 0800 721 0707 
  • . Agências de atendimento presencial  

Por Bruna Littig


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *