Suzano abre inscrições para programa gratuito de qualificação de jovens em Mucuri (BA)

As inscrições para o curso de Operador(a) de Processo de Produção começam no dia 19 de julho e vão até 20 de agosto de 2023

Alunos terão aulas teóricas e práticas, gratuitas, com carga horária média de 1.200 horas | Foto: Divulgação

O Programa Formare está com inscrições abertas entre os dias 19 de julho e 20 de agosto de 2023, em Mucuri, região do extremo sul da Bahia. A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, desenvolve por meio do Programa Voluntariar, em parceria com a Fundação Iochpe desde 2005 o projeto Formare, que tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a educação profissional e o mercado de trabalho. O projeto é realizado também nas unidades de Suzano (SP), Aracruz(ES), Três Lagoas (MS), Imperatriz (MA) e está em processo de expansão para uma nova unidade em Belém (PA).

Em Mucuri, o projeto ocorre de 2005 e já formou 15 turmas. Para o próximo grupo, estão disponíveis 20 vagas para o curso gratuito de Operador(a) de Processo.

Os(as) interessados(as) em participar precisam atender alguns pré-requisitos como: ter 18 ou 19 anos completos até 31 de dezembro de 2023; apresentar renda familiar de até um salário-mínimo por pessoa; ter Ensino Médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano em escola pública; fazer parte das comunidades do entorno da empresa (Mucuri Sede, Posto da Mata e Itabatã); ter disponibilidade das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, durante o período de formação; não ser filho(a) de colaborador(a) e não ter vínculo de Aprendiz por mais de um ano.

As inscrições podem ser feitas pela página https://bit.ly/Inscrição-ProgramaFormareSuzano. O(a) candidato(a) deve conferir se a inscrição foi efetuada até o final. Todas as etapas de seleção serão on-line, via plataforma da Fundação Iochpe, com toda a comunicação oficial sendo encaminhadas para o e-mail cadastrado pelo candidato(a). O processo é composto por inscrição, prova, dinâmica de grupo e visita domiciliar.

“A Suzano tem o compromisso de contribuir com desenvolvimento social nas regiões em que atua, fortalecer a educação e colaborar para  inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, reforça nosso direcionador que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, por meio do Programa Formare, conseguimos renovar o nosso olhar para o futuro em prol de uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Benefícios

Dentre os benefícios oferecidos pelo programa, estão a capacitação profissional gratuita com carga horária média de 1.200 horas, considerando aulas teóricas e práticas; material escolar e uniforme; alimentação e transporte nas regiões onde a empresa possui fretado; seguro de vida; assistência médica ambulatorial; sala de aula e ambiente da empresa; bolsa auxílio e certificado de qualificação profissional.

As aulas são ministradas por colaboradores(as) voluntários(as) da companhia, capacitados(as) pela Fundação Iochpe, e contemplam conteúdos como: certificação de qualidade, comunicação oral e escrita, inovação, fundamentos da logística, informática aplicada, manutenção eletromecânica, matemática aplicada e lógica, processos produtivos, além de segurança no trabalho, meio ambiente e na indústria.

Formare

O Formare é um projeto desenvolvido desde 2005 pelo Programa Voluntariar da Suzano em parceria com a Fundação Iochpe, com o objetivo de oferecer educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social e sua capacitação para o mercado de trabalho. As aulas são ministradas por voluntários(as) da empresa, que recebem capacitação pela Fundação Iochpe e dedicam seu tempo e talento para compartilhar conhecimentos e experiências com jovens. Desde o início do programa, foram 42 turmas formadas e outras cinco em formação; 790 jovens formados e mais de 94 jovens em formação neste ano. Atualmente, o programa tem aproveitamento de 49% dos jovens formados, que atualmente trabalham na companhia como colaboradores(as) próprios, prestadores(as) de serviço, estagiários(as) ou aprendizes.

Por Edson Sodré


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *