Requalificação e construção de mercados municipais impulsionam agricultura familiar na Bahia

Foto: André Frutuoso/CAR

Na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, é comemorado o Dia Internacional da Agricultura Familiar, e uma das razões para celebrar essa data especial é a implementação de políticas públicas estratégicas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Entre as ações estruturantes realizadas pela CAR, destaca-se a construção ou reforma de mercados municipais, espaços importantes para a comercialização da produção rural, principalmente dos produtos originários da agricultura familiar. São 173 mercados municipais que estão passando por requalificação ou construção. Destes, 62 já foram entregues.

A ação visa oferecer mais conforto, infraestrutura e segurança aos feirantes, comerciantes e consumidores, além de promover um maior ordenamento dos mercados, permitindo o recebimento dos produtos da agricultura familiar de maneira segura e higiênica. Essas iniciativas beneficiam não apenas os feirantes, mas também toda a população dos municípios e comunidades vizinhas.

Em Correntina, no Oeste baiano, as obras de reforma do mercado municipal estão em andamento e incluem melhorias como cobertura, piso, parte elétrica, pintura, extensão do local e padronização das bancadas e boxes. Os feirantes estão ansiosos pelas mudanças que trarão mais conforto e segurança para toda a população.

Selma de Jesus, conhecida como Selma das verduras, é porta-voz dos cerca de 500 feirantes que comercializam seus produtos no Mercado Municipal de Correntina. “A nossa esperança é ter uma feira muito linda e acolhedora, onde podemos atender as pessoas com muito amor. Espero muitos amigos e clientes, e isso vai aumentar com o novo espaço. Atualmente, é difícil montar nossas bancadas, que são de madeira, mas com a reforma, vislumbramos dias melhores. O piso já está sendo feito, o que evita a lama nos dias de chuva. Vai ficar muito melhor”.

Já na cidade de Rafael Jambeiro, o Mercado Municipal, totalmente reformado pela CAR, foi inaugurado neste ano de 2023. Os recursos foram aplicados na requalificação da infraestrutura do mercado, que agora conta com dois galpões e duas estruturas cobertas. Além disso, foram adquiridas 200 barracas de feira livre, que serão entregues aos agricultores e agricultoras que comercializam seus produtos na feira.

Idevaldo Serra, um dos mais antigos comerciantes do local, que há 35 anos vende farinha no mercado, expressou sua satisfação com as melhorias realizadas. “Eu e todos os comerciantes damos nota 10 para esse novo mercado. Agora, tudo ficou mais organizado e o movimento será muito maior”.

A agricultura familiar é responsável por uma parcela significativa da produção de alimentos no estado da Bahia. Ao apoiar a agricultura familiar, por meio da construção e reforma de mercados municipais, a CAR fortalece a economia local e promove inclusão social, gerando emprego e renda para agricultores familiares.

Nesse contexto, os mercados municipais são também espaços de encontro, de celebração da agricultura familiar e de conexão entre produtores e consumidores. É onde a diversidade de produtos, o frescor dos alimentos e a energia dos feirantes se encontram. E é nesse contexto que o Dia Internacional da Agricultura Familiar ganha ainda mais significado, pois a CAR reforça a importância de apoiar aqueles que alimentam às nossas mesas.

Da Redação | Com informações da Ascom/CAR


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *