Agroindústria de ovos caipiras produzidos em Linhares conquista registro para venda ao mercado consumidor

Fotos: Kevyn Fracalossi

Os ovos caipiras produzidos na localidade de Quartel de Cima, no interior de Linhares, estão prontos para conquistar o mercado consumidor. É que a agroindústria Ovos Caipira da Nona foi a primeira neste segmento regularizada no registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), da Prefeitura de Linhares. A empreendedora Clenir Aparecida Zeniboni entregou 30 dúzias para o Supermercado Grassi na sexta-feira (21/7), firmando parceria para atendê-lo três vezes por semana.

O certificado, emitido pela Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares garante a comercialização de produtos de origem animal dentro do território linharense, atestando a qualidade higiênico-sanitária.

Clenir era lojista de roupas de noivas em Vitória. Em 2017 foi se apaixonando por Linhares, se mudou, e teve a ideia de começar a vender ovos caipira. Hoje, possui em média 720 aves e a previsão é chegar a 3 mil em 2024. A produção diária gira em torno de 650 ovos, comercializados, principalmente, nas feiras livres e entrega em domicílio, além de atender consumidores como o Jocelino Luiz Mantovani que vai até o empreendimento.

“Vou ao supermercado, mas os ovos caipira eu compro aqui, porque sei que o produto é muito bom. Sou cliente desde que começaram a produzir. Vejo que o ovo tem um sabor melhor do que aquele que compramos na rua. Todos da região vêm comprar direto aqui”, comentou. Inclusive, quem quiser fazer pedido de ovos ou esterco, outro produto comercializado, o contato é o (27) 99924-8387 e o Instagram @granjadanona.

Clenir começou sua produção com 50 aves, mas, não teve sucesso. Foi aí que percebeu que precisava de orientação, indo até a Prefeitura, já que estava decidida que queria investir no segmento da agroindústria.

“Em 2026 quero ser uma das maiores produtoras do estado de ovos caipira. Foi muito desafiador para mim, mas é gratificante saber desse sonho realizado e que nada é impossível quando se tem foco. Minha maior satisfação é saber que atendo meu cliente e ele sabe de onde vem os ovos, conhece a maneira que cuido das aves e personaliza o atendimento para cada cliente, quando solicitado”, falou.

Até chegar o produto ao consumidor é feito um trabalho minucioso e com cuidado para garantia de um produto de qualidade. Após a coleta dos ovos nos dois galpões (mais um está em construção) onde são criadas as aves, no entreposto é feita a classificação por tamanhos e a ovoscopia, método que usa uma fonte de luz brilhante nos ovos para mostrar detalhes através das cascas, identificando, como exemplo, trincos que pode comprometer a qualidade do ovo, mas, se identificado o produto é descartado. Na sequência, é feita a embalagem com o selo do registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.).

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *