Suzano e Instituto Abequar formam 246 alunos em cursos gratuitos em São Mateus

Formatura aconteceu nos dias 10 e 11 de julho no CRJ do bairro Ayrton Senna. Até o final de julho, 480 pessoas vão receber os certificados

Formatura foi realizada na sede do Abequar, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de São Mateus | Foto: P6 Comunicação

O Instituto Abequar, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins econômicos, realizou nos dias 10 e 11 de julho a formatura de 246 alunos de 24 turmas dos cursos de qualificação gratuitos oferecidos pela entidade em São Mateus, região norte do Espírito Santo. O projeto é mantido pela Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. Até o final de julho, um total de 480 pessoas vão receber os certificados.

Conforme a coordenadora do Instituto Abequar, Rosângela Miranda Santos, os formandos são de 11 cursos das áreas de estética e alimentação. “É com grande alegria que a gente forma tantos jovens e adultos, que agora tem a oportunidade de mudar as suas realidades a partir da capacitação que receberam aqui. Em pouco tempo, nós já temos vários alunos que foram encaminhados ao mercado de trabalho e também empreendedores, que abriram um negócio próprio”, afirma.

O instituto funciona no segundo piso do prédio do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de São Mateus, localizado no bairro Ayrton Senna, e recebeu recursos da Suzano na ordem de R$ 500 mil, contemplados por meio de Carta-Convite, para aquisição de materiais, equipamentos e ministração de cursos e oficinas.

O formando do curso de barbeiro, Jean Carlos Santos de Souza, é morador do distrito de Meleiras, em Conceição da Barra, e já vai começar os atendimentos dentro da própria comunidade. “Como a minha esposa é cabelereira há mais de 6 anos, eu me interessei pelo curso de barbeiro para atender o público masculino também, e trabalhar em família, sem precisar sair da comunidade. Já comprei os equipamentos e os clientes começaram a chegar, estou muito satisfeito”, comemora.

Além de barbeiro, também formaram alunos de cabelereiro, manicure, maquiagem, depilação, unha em gel, designer de sobrancelha, panificação, massas, auxiliar de cozinha, doce e confeitaria. Todos os materiais das salas de estética, assim como uma cozinha-escola totalmente equipada, foram adquiridos com o aporte financeiro da Suzano.

A cursista de depilação, Letícia André, afirma que já começou os atendimentos. “Esse curso foi muito bom, porque como sou mãe e dona de casa, eu precisava complementar a renda em casa, e graças a Deus eu já estou preparando um espaço para trabalhar”, diz.

O consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, ressalta que o Instituto Abequar é apenas um dos projetos de sucesso apoiados pela empresa na região. “A iniciativa é mais uma das ações da empresa que estão em linha com o compromisso da Suzano em contribuir para que 200 mil pessoas saiam da condição de pobreza, até 2030, nas áreas de atuação da companhia. No Brasil, são consideradas abaixo da linha de pobreza pessoas com renda per capita menor que R$ 518,00 ao mês e é essa realidade que a Suzano quer ajudar a transformar”, destaca.

Por Edson Sodré | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *