Linhares pode ganhar Rota das Lagoas

Município do norte do Espírito Santo concentra 78 lagoas que atraem público para esportes, pesca, camping e outras atividades de lazer

Deputado estadual Hudson Leal (Republicanos) | Foto: Elpidio Justino de Andrade (capa) / Ellen Campanharo (interna)

Quem conhece o município de Linhares, no norte do Espírito Santo, sabe que a região abriga dezenas de lagoas. Falando mais especificamente: são 78 delas. Tanto que a cidade passou a ser conhecida como Recanto das Lagoas e Cidade das Águas. Muitas são as pessoas atraídas para desfrutar das águas e praticar alguns esportes, como o stand up paddle (SUP), windsurf, kitesurf, entre outros. A pesca é outra atração forte da região. Um dos destaques é a Juparanã, maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda em extensão geográfica.

Com o objetivo de atrair mais turistas para esse nicho, tramita na Assembleia Legislativa (Ales) um projeto de lei (PL 434/2023) que cria a “Rota das Lagoas”, em Linhares. O autor é o deputado estadual Hudson Leal (Republicanos). 

Na justificativa do projeto, ele destaca que muitas famílias até optam por acampar em alguns locais, que oferecem também áreas próprias para campismo. “A lagoa Juparanã, por exemplo, impressiona por seu tamanho. São nada menos que 26 quilômetros de comprimento por 5,5 quilômetros de largura. Ela abriga mais de quarenta praias em suas margens, como a de Três Pontas, Floresta, Praia do Caju e Praia do Minotauro”, explica Leal.

O parlamentar ainda destaca outras lagoas. Segundo ele, a Lagoa Nova é uma das mais belas. “O mais impressionante são suas águas cristalinas e transparentes, motivo pelo qual uma de suas principais atividades é a pesca submersa, que atrai muitos turistas e fãs de pescaria”, afirma. 

Outra citada é a Linha Verde, área de preservação ambiental localizada no bairro Lagoa do Meio, um dos cartões postais de Linhares. “Espaço propício para o lazer da família, seu principal atrativo é a prática de atividades físicas, já que na Lagoa há um calçadão em seu entorno com uma extensa área verde”, acrescenta.

Por fim, o deputado menciona a lagoa natural mais profunda do Brasil, a Lagoa Palmas, que tem 50 metros de profundidade. “Além de ser um grande atrativo devido à sua beleza com águas em tom azulado, é também um refúgio para pescadores amadores devido à diversidade de peixes encontrados no lago”, finaliza.

Rota das Lagoas

A rota turística é uma ferramenta importante para promover cidades e estados, suas belezas naturais, culturais e históricas. Ela ajuda a atrair visitantes de todo o mundo, gerando receita e empregos para a população local.

O PL 434/2023 aguarda parecer da Comissão de Justiça. Em seguida será analisado pelas comissões de Turismo e de Finanças.

Por Luciana Wernersbach


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *