Lei destaca valor cultural de Festival de Sanfona

Norma declara Festival de Inverno de Sanfona e Viola do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana patrimônio cultural imaterial

Festival acontece em julho em distrito de Mimoso do Sul e reúne participantes de vários lugares | Foto: Prefeitura de Mimoso do Sul (ES)

O Festival de Inverno de Sanfona e Viola do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana ganhou o status de patrimônio cultural imaterial do Estado. A medida consta na Lei 11.873, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo (DIOES) desta quarta-feira (26), juntamente com outras duas novas legislações oriundas de proposições apresentadas pelos deputados estaduais. As outras normas tratam de temas como turismo e exaltação da conquista do voto feminino. Todas foram sancionadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) e já estão em vigor.

A lei que valoriza o evento realizado anualmente no mês de julho no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, localizado no município de Mimoso do Sul, é originária do Projeto de Lei (PL) 215/2022, do deputado Dr. Bruno Resende (União).

O festival recebe artistas e turistas oriundos de diversas partes do País. A organização é de responsabilidade da Associação dos Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana. “O evento é reconhecido nacionalmente e sempre atrai grande público, recebendo turistas e moradores e incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local”, destaca Dr. Bruno.

Conforme informações do site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”. Patrimônio imaterial é transmitido por gerações, reforçando a identidade e atuando na promoção do respeito, da criatividade e da diversidade cultural. 

Moitão do Sul

Já a Lei 11.872 declara de relevante interesse turístico e cultural a Rota do Vale do Moitão do Sul, que fica entre os municípios de Atílio Vivácqua e Muqui. A norma teve como base o PL 571/2023, elaborado pelo deputado Marcelo Santos (Podemos). Segundo o mesmo, a rota possui “belas paisagens, poços naturais, passeios rurais, turismo/esporte de aventura, circuito de cicloturismo, trilhas, pousadas e restaurantes familiares”. 

O novo circuito turístico passa por parte da unidade de conservação Monumento Natural Estadual Serra das Torres, que possui uma área de 10.458,90 hectares e que, além dos municípios citados anteriormente, também abrange Mimoso do Sul. 

Por Gleyson Tete


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *