Brechó do Bem faz mutirão durante uma semana inteira na Igreja Ascensão do Senhor

Roupas, sapatos e acessórios seminovos a partir de R$5

Fotos: Arley Prates

Já pensou comprar roupas lindas e sair por aí super na moda pagando pouco e ainda ajudar a quem precisa? Essa é a ideia do Brechó do Bem. Um projeto que faz parte do Programa de Economia Solidária do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, que pertence à Igreja Ascensão do Senhor, conhecida como Igreja do CAB.

O Brechó é formado por um grupo de voluntários que se revezam para fazer a triagem das doações, arrumação e organização de tudo que é vendido nas edições realizadas aos domingos no pátio de entrada da Igreja, que fica no Centro Administrativo, na Paralela. Este ano, a pedido do Padre Manoel Filho, começaram a ser feitas ações concentradas também durante a semana. É a segunda edição desse mutirão do bem, que vai até o dia 06 de agosto.

O Brechó do Bem

O Brechó começou em 2010 e é um dos primeiros projetos que surgiram com a chegada do Padre Manoel Filho, responsável pela Igreja do CAB. O Brechó começou pequeno, funcionava em uma das salas da Igreja e era organizado por um grupo de mulheres da comunidade Imaculada Conceição, do Conjunto dos Securitários. Depois passou a ser realizado dentro das edições do Festival Primaverão, um grande encontro evangelizador da Igreja do CAB, que acontece todos os anos entre setembro e outubro e que está completando dez anos.

O Brechó Chique – que era assim chamado – deu tão certo que virou Brechó do Bem. Hoje ele representa uma grande fonte de renda que é revertida para os projetos sociais da Igreja. O grupo é formado por quase 20 pessoas. Alguns cuidam das edições ao longo do ano e uma parte da equipe fica apenas com o Brechó durante o Primaverão. As doações vêm, principalmente, da comunidade que participa das missas e atua nas atividades litúrgicas e sociais promovidas pela igreja.

Celeste Urpia e Bianca Marques

É na casa de dona Celeste Urpia que fica o QG do Brechó. Ela fica responsável por boa parte da triagem, juntamente com outros voluntários, mas é o olhar atento dela que faz toda a diferença. “Ajudo a separar todas as doações e escolho o que tem de melhor para ser vendido no Brechó. Um trabalho grande, mas muito gratificante”, diz.

Muitas roupas são levadas para lavanderias parceiras do projeto e o que não está em bom estado para ser vendido, é entregue para doação na rua e para outros projetos sociais apoiados pela equipe. Bianca Marques, filha de dona Celeste, é a coordenadora do Brechó do Bem desde 2021. É ela quem direciona as ações, organiza as reuniões com os voluntários e fica à frente das principais edições. “Adoro trabalhar no Brechó do Bem, vendendo, doando para quem precisa. E o melhor é saber que faço parte do crescimento do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, que concentra todas as ações sociais da Igreja do CAB. Enfim, Deus me colocou nessa missão e enquanto Ele precisar de mim estarei aqui em doação.” Comenta Bianca. Com o Slogan Consumo Consciente Nunca Sai de Moda, o grupo vai tentando transformar a vida de pessoas que tanto precisam e ainda promover ideias menos consumistas e mais agregadoras de valor, como resume bem Padre Manoel Filho.

“O Brechó do Bem quer ser olhado a sorrir sob três perspectivas: o bem, feito a quem compra produtos de qualidade com preço muito acessível. O cuidado com o meio ambiente, pois reutilizar é caminho de preservação ambiental, pois a indústria têxtil é a segunda maior geradora de poluentes no mundo, perdendo só para a os plásticos. E o apoio financeiro que o brechó gera para os outros projetos sociais da paróquia, ou seja, todos saem ganhando.”

O Festival Primaverão

Anote na agenda! O Festival Primaverão deste ano será de 20 a 22 de outubro. São 10 anos. O festival reúne música, artesanato, comidas típicas com barracas representando vários países e o Brechó do Bem. É o maior encontro evangelizador da Igreja e é com o dinheiro arrecadado durante esses 3 dias por ano que grande parte dos projetos da Igreja Ascensão do Senhor sobrevive. O Primaverão vai ser no pátio da Igreja. Se programe e venha fazer parte desta grande família.

Por Fabiane Pita Bandeira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *