Programa so+ma vantagens de Camaçari aumenta arrecadação de resíduos recicláveis em 122%

Descarte correto do material representou uma economia de 3,7 milhões de litros de água e evitou o desperdício de 153 mil kWh de eletricidade, segundo startup so+ma

Casa Soma | Foto: Divulgação/Braskem

De janeiro a junho de 2023, a unidade da casa so+ma, em Camaçari, mais do que dobrou sua arrecadação de resíduos recicláveis em relação ao mesmo período do ano anterior. Com um aumento de 122%, o recolhimento de materiais chegou a 53,3 toneladas esse ano contra as 24 toneladas em 2022. Realizada pela startup so+ma, com patrocínio da Braskem e suporte do município de Camaçari (Bahia), por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), a iniciativa visa sensibilizar os moradores do município, promovendo a conscientização ambiental e ajudando a construir novos hábitos sustentáveis.

Uma das responsáveis por essa arrecadação recorde foi a vendedora Rosana Antunes dos Santos, de 50 anos, que no primeiro semestre desse ano entregou 1,7 tonelada de produtos recicláveis. “O projeto é muito bom porque ajuda no meu orçamento doméstico, já que troco por alimentos e alguns produtos de limpeza, como detergente. Além disso, também ajuda a natureza, porque não jogo mais essas embalagens no lixo”, explica Rosana, moradora do bairro do 2 de julho, em Camaçari. Além dos resíduos de sua casa, ela recolhe também recicláveis em lojas localizadas na rua onde trabalha vendendo café e chá.

Para a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, o resultado expressivo do projeto no primeiro semestre é um ganho para toda a comunidade de Camaçari. “Estamos fomentando o incentivo ao descarte correto dos resíduos e a reciclagem, fortalecendo a economia circular e gerando renda para os integrantes da cooperativa local, a Coopmarc”, destaca.

De acordo com a startup so+ma, o descarte correto desses resíduos permitiu uma economia de mais de 3,7 milhões de litros de água e evitou o desperdício de aproximadamente 153 mil kWh de eletricidade, além de impedir a emissão de 162 toneladas de CO2. “Estamos comemorando o excelente resultado, principalmente porque esse aumento mostra que estamos conseguindo criar um novo hábito na população ao mesmo tempo que geramos impacto ambiental positivo”, afirma Claudia Pires, CEO da so+ma.

Reciclagem

A ação que estimula a prática da reciclagem no município da Região Metropolitana de Salvador funciona da seguinte forma: por meio da entrega de resíduos, a comunidade acumula pontos que são trocados por benefícios: alimentos, produtos de higiene, cursos ou doações para ONGs locais. Além disso, todo resíduo coletado é entregue para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), gerando assim renda para os cooperados.

“Fomos convidados a participar do projeto, mobilizamos pessoas para doarem os resíduos recicláveis que, por sua vez doaram os pontos para a associação, o que nos garantiu manter o estoque de comida por um mês”, explicou Liliane Cavalcante, coordenadora geral da Associação Paulo Tonucci (APITO). A entidade, que tem sede em Camaçari, atende 145 crianças de 3 a 5 anos no projeto de educação infantil, e outras 100 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, participam de cursos de inglês, mídias digitais e robótica.

Por Mateus Ribeiro e Suely Temporal


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *